Ação social da Escola Santo Expedito completa seis anos oferecendo serviços à comunidade

10/8/2019, 12:53h | Foto: Tarcilo Santana

Nos últimos seis anos, a comunidade do bairro Parque Lagoa Subaé vem sendo contemplada com a “Ação Social da Família para a Família”, iniciativa da Escola Santo Expedito, que promove diversas atividades e serviços para a população. Nesta sexta-feira, 9, também aniversário de Maria Eunice de Macêdo, presidente da Associação Comunitária e Centro de Apoio ao Adolescente do bairro, a comemoração foi dobrada. Cerca de 1.500 pessoas participaram das atividades.

“Além de ser a sexta edição, é também dia de celebrar a vida. Sinto que essa foi uma forma de me presentear, também presenteando a comunidade”, destaca Maria Eunice. “No primeiro ano, pensamos em algo pontual, mas foi tão positivo que a cada ano o evento cresce”, avalia.

A ação ofereceu serviços de corte de cabelo, atendimento jurídico, oficinas pedagógicas e cuidados com a saúde como: aferição de pressão, orientação nutricional, medição de glicemia, avaliação auditiva, vacinas e palestras, entre outras atividades.

“É a primeira vez que participo e adorei. Fiz minha carteira de identidade”, conta Lucicleide Lopes dos Santos. “Era muito difícil me deslocar até o centro para resolver essa pendência, facilitou muito minha vida. É importante que as escolas colaborem dessa forma com a comunidade”, acredita.

Também estiveram presentes na ação as técnicas da Educação Infantil e de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação. A professora Janaina Nascimento, coordenadora do currículo na área de Ciências, conversou com os estudantes sobre a importância de uma alimentação saudável, dando destaque para os benefícios da banana.

“A banana é uma das frutas mais ricas em potássio. Temos a possibilidade de saborear a fruta e também usar a sua casca em inúmeras outras atividades, como alimentar animais, adubar o solo e até mesmo como hidratante para a pele. Quando nos alimentamos bem, tudo melhora no nosso corpo. Temos mais energia para as nossas tarefas diárias”, explicou Janaina.