Feira de Saúde incentiva população atualizar rotina de saúde no Aviário

Com serviços voltados à manutenção e bem estar dos moradores locais, A Feira de Saúde, em prol do Dia Nacional da Saúde, comemorado no último dia 05 deste mês, atraiu várias pessoas à Estação Cidadania - Cultura do bairro Aviário, na última quinta-feira, 08.
A atualização de rotina de saúde da comunidade foi um dos principais objetivos. Mas também foram ofertados serviços variados, como: vacinação antitetânica, sarampo, tríplice viral, influenza, febre amarela - entre outras que são dadas nos postos de saúde, também teve atendimento médico, testes rápidos, verificação com bioimpedância e medidas antropométricas, educação sexual, e, além destes serviços, os moradores do bairro e circunvizinhos, também receberam massagens, tratamentos de beleza como manicure e pedicure, fizeram sobrancelhas, e receberam orientações jurídicas.
A Feira de Saúde foi pensada há cinco meses pela coordenadora de Educação Física da Estação, Daiane Araújo, e a auxiliar administrativo, Ana Alice Vitório. O intuito da Feira, além de comemorar o Dia Nacional da Saúde, foi unir profissionais da área para orientar alunos das atividades desenvolvidas na ECC/ Aviário e proporcionar a oportunidade dos atendimentos.
Para Maria José Evangelista, 60, dona de casa, que estava atenta a todos os serviços da Feira, foi a oportunidade de fazer o primeiro "cheku-up" de saúde do ano. “Moro aqui pertinho, e gosto quando tem essas atividades, porque normalmente a gente não procura cuidados, tem aquelas que também não tem condições de pagar, e ter profissionais assim, que podem ajudar de forma gratuita nessas áreas, é muito bom” afirma.
No estande de orientações jurídicas, o advogado Matheus Bezerra conversava com os solicitantes sobre situações relacionadas a benefícios que eles não faziam idéia que tinham direito, e consagrou a Feira como imprescindível para aquele bairro. “Estamos aqui para levar a população à ideia do escritório itinerante. A gente pode trabalhar dessa forma, para que as pessoas saibam dos seus direitos, e a partir disso elas consigam, de uma forma mais fácil, mais ágil, ter acesso à esse conhecimento jurídico, e assim ter facilidade em procurar orientações jurídicas em geral. É importante demais este momento para elas”, explica Matheus.
A assistente social do NASF, Alyxi Veloso, auxiliou nas orientações. “Algumas pessoas que estão com alguém em casa acamado, e que não tem benefício, que vai receber benefício, como dar entrada para receber o benefício, de acordo às leis. Então a gente acaba dando esse suporte, para que as pessoas possam ver como se faz para adquirir seu direito, se tem direito ou não, porque vai depender se tem aposentadoria em casa, se tem renda em casa. Daí acaba que eu, tanto quanto as assistentes sociais damos suporte em todas as áreas que estão sendo disponibilizadas na Feira”, conta Alyxi.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) também estava em estande explicativo para a comunidade, dando orientações ao trabalhador acerca de problemas causados em ambientes de trabalho. “O Aviário como sabemos que o nível social é baixo, então aqui temos muitos trabalhadores informais. O que a gente vem trazendo para eles é que o CEREST acolhe o trabalhador em geral, independente se ele é carteira assinada ou não, se ele é formal ou informal, autônomo ou não”, afirma Daiane de Melo Lopes, enfermeira do CEREST.
A enfermeira da Unidade de Saúde da Família Aviário III, Fernanda Carvalho, reafirmou a importância do evento para a comunidade. “Quando acontecem esses eventos, cresce o número de buscas de serviços nos PSF’s, nos pontos de atendimento, pois eles têm a noção dos serviços que oferecemos, porque a partir do momento que fazemos essa exposição, eles têm essa noção e já aderem mais ao serviço. É uma troca entre comunidade e entidades”, considera.
O Corpo de Bombeiros também teve participação importante no evento, através de palestras com técnicas de primeiros socorros para eventualidades que possam acontecer dentro das casas. Teve dinâmica com tipos de salvamentos e a explicação do quanto isso é importante para o dia-a-dia.
O coordenador da Estação Aviário, Ruy Contreras, falou sobre a importância de eventos como estes em uma comunidade carente de informações e que, por vezes, não tem condições nem mesmo de se deslocar e pagar consultas para avaliar a saúde. “Essas pessoas que enchem o espaço nos revelam as suas necessidades de terem essa atenção”, afirma.
Iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural Egberto Costa, o evento foi organizado pela Estação Aviário, em parceria com CRAS/Aviário; USF/Aviário I II III IV; NASF XIII;CEREST; Ronda Escolar; e Corpo de Bombeiros.