Enfermeiros das unidades básicas de saúde recebem capacitação sobre sarampo

9/8/2019, 17:41h | Foto: Raylle Ketlly

“Não existe sarampo sem febre e exantema”, ressaltou a enfermeira Ana Carolina, referência técnica em sarampo da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana durante capacitação sobre sarampo promovida pela Prefeitura nesta sexta-feira, 09.

Enfermeiras e técnicas de enfermagem das unidades básicas de saúde participaram da capacitação. O intuito é reforçar a atenção da rede municipal de saúde sobre os cuidados e notificações de sarampo.

O treinamento teve como palestrante a enfermeira técnica em sarampo do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste, Iraildes Rios, que abordou sobre sintomatologia e notificação do sarampo na Bahia.

“Diante da eminência de surto ativo do sarampo em alguns estados, é preciso atualizar os profissionais de saúde para se manter em alerta e realizar uma busca ativa de novos casos”, explica Iraildes Rios. Ainda de acordo com ela, a vacinação é a melhor forma de prevenir a doença.

Neste sábado (10), todas as unidades de saúde e Secretaria de Saúde estarão realizando a vacinação contra o sarampo das 8h às 17h.

Sarampo

Febre, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, olhos inflamados e dor de garganta são sintomas do sarampo.

Em Feira de Santana não há registros de casos positivos de sarampo há 21 anos. A Vigilância Epidemiológica do município se mantem em alerta para as notificações e casos suspeitos da doença.