Prefeitura promove dia de intensificação da vacinação contra sarampo no próximo sábado

5/8/2019, 19:13h | Foto: Raylle Ketlly

A Prefeitura de Feira de Santana promove o dia de intensificação da vacinação contra o sarampo no próximo sábado, 10, em todas as unidades de saúde e na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h.

As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família estarão abertas ininterruptamente aplicando doses da vacina contra o sarampo (tríplice viral) e realizando também a atualização da caderneta de vacinação. Já a Secretaria de Saúde estará ofertando doses da tríplice viral e da vacina contra influenza.

Nesta mobilização podem comparecer crianças a partir dos 12 meses a adultos de até 49 anos, que nunca foram vacinados ou necessitam receber reforço da vacina.

Gestantes, crianças menores de seis meses e pessoas com sintomas de sarampo não podem ser vacinados. “É contraindicado para esses grupos”, enfatizou coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Oliveira.

Ainda de acordo com ela, as pessoas que irão viajar para as áreas com surto de sarampo devem comparecer aos locais de vacinação para ser imunizado. “Nessa ocasião, crianças a partir dos seis meses deverão receber a dose da vacina”, explica.

A iniciativa do Governo do prefeito Colbert Filho visa evitar que o sarampo seja reintroduzido no município. Não há registro de casos confirmados de sarampo há 21 anos em Feira de Santana.

Confira abaixo o público apto a receber a dose da vacina:

12 meses a 4 anos – uma dose da tríplice viral e uma da tetra viral;

5 a 29 anos – duas doses da tríplice viral;

30 a 49 anos – uma dose da tríplice viral.