Candidatos a ingressar na Guarda Municipal concluem curso de formação com a presença do prefeito Colbert Filho

2/8/2019, 13:59h | Foto: ACM

Os 162 candidatos aprovados no Concurso Público da Guarda Municipal para o preenchimento de 50 vagas no quadro pessoal, conforme prevê o edital 002/2018, participaram, nesta sexta-feira, 2, no I Batalhão da Polícia Militar, da última aula do curso de formação.

Outras 110 vagas, no âmbito de ampla concorrência, serão direcionadas para o cadastro de reserva da corporação. O certame foi realizado pela EPL-Empresa Paranaense de Licitações e Concursos, e o resultado com o nome dos 50 candidatos selecionados está previsto para ser divulgado no dia 7 de agosto.

O cargo de Guarda Municipal oferece salário de R$ 1.081,58 para 40 horas semanais de trabalho. Os requisitos mínimos para disputar uma das vagas são: ensino médio completo e possuir altura mínima de 1,70m para homens e 1,65m para mulheres.

Do total de vagas previstas no edital, 22 são para ampla concorrência, três destinadas para pessoas com deficiência, 10 para afrodescendentes e indígenas e 15 para oriundos de escola pública.

Os candidatos foram submetidos a provas objetiva e de títulos, avaliação psicológica, teste de aptidão física, exame de saúde física e mental, exame toxicológico, pesquisa social e curso de formação.

Na manhã desta sexta-feira, ao felicitar os candidatos que concluíram o curso de formação e vivem a expectativa de ingressarem na Guarda Municipal, o prefeito Colbert Martins Filhou anunciou que a corporação contará com o aporte de 100 pistolas doadas pela Polícia Federal, e mais seis viaturas usadas.

O gestor Municipal, acompanhado do vereador Isaías de Diogo, assegurou que a convocação dos aprovados no concurso da Guarda Municipal se dará “dentro dos princípios da transparência e das exigências legais previstas no regulamento, e cumpriremos rigorosamente o que reza o edital”, disse.

Convocações e nomeação

Os candidatos convocados para a nomeação terão 30 dias para se apresentar. Serão chamados os 50 primeiros aprovados. O  prazo de validade deste concurso é de dois anos, contados a partir sua homologação no Diário Oficial dos Municípios do Estado da Bahia, podendo ser prorrogado por igual período.