Profissionais de saúde e estudantes recebem orientações sobre emergências psiquiátricas

25/7/2019, 16:37h | Foto: Raylle Ketlly

Desde a abordagem do paciente, até o tratamento recebido pela equipe de emergência, profissionais de saúde do SAMU receberam as orientações devidas para o atendimento qualificado a ocorrências por emergências psiquiátricas na noite desta quarta-feira, 24.

A capacitação ministrada no auditório da Secretaria de Saúde pelo médico Raphael Santos, abordou diversos protocolos que devem ser seguidos em situações de emergência psiquiátrica.

Retirar objetos cortantes, cordas e outros materiais que podem facilitar o paciente na tentativa de suicídio é fundamental.

“É necessário que a equipe, ao atender uma pessoa que realizou uma tentativa de suicídio, avalie o ambiente em que o paciente vive para evitar que em uma próxima tentativa ele obtenha sucesso”, orienta Raphael Santos.

Ainda de acordo com o médico, pacientes que possuem dificuldades em resolver os problemas são mais vulneráveis a cometer suicídio ao enfrentar situações ou momentos difíceis.

O evento contou com a presença da coordenadora da rede de saúde mental municipal, Robervânia Cunha, que abordou sobre o serviço e acompanhamento ofertado pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho a esses pacientes.

“É muito importante que o paciente realize o acompanhamento adequado para evitar situações de surto. O apoio da família é fundamental para que esse paciente receba o tratamento devido”, explica Robervânia Cunha.