Secretaria encaminha ao Lacen exame de jovem e também apura atendimento em policlínica

4/7/2019, 21:50h |

Em esclarecimento sobre especulações divulgadas em alguns veículos de comunicação sobre suspeitas de dengue como causa do óbito do jovem Júlio Vitor, no início desta semana em Feira de Santana, a Secretária Municipal de Saúde informa que não há,  por enquanto, confirmação de diagnóstico.

Amostras de sangue estão sendo analisadas e apenas após os devidos exames se poderá  confirmar ou excluir a suspeita. 

O corpo técnico da Secretaria, através da Vigilância Epidemiológica e da Coordenação Geral das Policlínicas, está  trabalhando na apuração dos fatos relacionados ao atendimento prestado ao paciente, analisando o prontuário e entrevistando  profissionais. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que somente
após  análise sistematizada  poderá ter uma avaliação do padrão assistencial prestado no caso e assim se posicionar de forma mais objetiva. 

Preliminarmente, a investigação indica que não há registro algum de prescrição em prontuário ou receita médica propondo tratamento do paciente à base de nimesulida. As profissionais médicas que o atenderam negam que tenha ocorrido qualquer tipo de  orientação verbal para uso da medicação. 

Não é  prática, em consultórios e unidades de saude, recomendar, "de boca", o uso de qualquer medicamento para o paciente, qualquer que seja o seu quadro clínico. O procedimento padrão é a prescrição através de receita.

Por fim, a Secretaria de Saúde do Município  lamenta a morte precoce do jovem  Júlio Vítor e se solidariza com a família, "nesse momento tão difícil, comprometendo -se de  realizar uma apuração técnica, transparente e célere para dar uma resposta às dúvidas que pairam sobre o caso junto a família e a sociedade feirense".