Professora aprovada em concurso público da Prefeitura tem a chance de voltar ao convívio da família

2/7/2019, 11:20h | Foto: Andreyse Porto

Depois de 27 anos afastada da Bahia, a professora Rosângela Macêdo finalmente voltou para perto da família. Ela acaba de ser nomeada no concurso público realizado pela Prefeitura de Feira de Santana e vai atuar como profissional da Rede Municipal de Educação.

Na tarde desta segunda-feira, 1º, mais 116 professores foram empossados pelo prefeito Colbert Martins Filho durante solenidade no teatro do Centro de Cultura Maestro Miro, no bairro Muchila. Com a posse de hoje, a Rede alcança o número de 994 novos professores que ingressaram nas escolas entre 2018 e 2019.

Nascida em Cícero Dantas, mas de família feirense, Rosângela passou cinco anos no Rio de Janeiro e 22 em São Paulo. Decidida a voltar para a Bahia, encontrou no concurso público a oportunidade de se estabelecer com um emprego garantido. “Viria de qualquer jeito até o final do ano, mas quando passei no concurso, foi algo maravilhoso pra mim. Agora, estarei mais próxima dos meus familiares e da minha terra”, comemora.

Para Rafaela Santos Souza Borges, foram 16 anos atuando na rede privada de Feira de Santana até esta nova experiência na Rede Municipal. “Foi a primeira vez que prestei um concurso. Soube que teria e decidi estudar para tentar uma vaga. E fui aprovada. Agora, quero conhecer uma nova realidade, ter outra experiência”, relata a professora que, na solenidade de posse, estava acompanhada da filha.

Aliás, muitos familiares acompanharam os novos educadores no evento. Eles vibraram e celebraram o resultado do estudo e dedicação dos professores que partem para uma jornada diferente na rede pública. Durante a cerimônia, também foi lido o juramento protocolar obrigatório.

Até esta data, 842 professores aprovados no concurso de 2018 foram convocados, e destes, 692 tomaram posse. “Nossa
Rede atende a 49 mil estudantes, aos quais queremos cada vez mais educação de qualidade. A educação é nossa obrigação e precisamos oferecer o melhor que pudermos a essas crianças e adolescentes”, defendeu o prefeito Colbert Martins Filho.

A chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, professora Paula Soto, explicou que os novos professores já estão sendo imediatamente encaminhados para as escolas onde há demanda. Eles substituem professores que estão sendo aposentados.