Profissionais de saúde fazem condução de morador de rua para abrigo

28/6/2019, 8:35h | Foto: Raylle Ketlly

Em situação de total abandono, Gabriel Vinícius Duarte de Jesus, 21 anos, vive nas ruas de Feira de Santana há cerca de três meses. O jovem chama a atenção devido a extrema magreza e foi conduzido para receber atendimentos de saúde na manhã desta quinta-feira (27).

A ação conjunta realizada pela Prefeitura, por meio do Programa Consultório na Rua, SAMU, Guarda Municipal e Centro de Referência Especializado em Assistência Social Rute Gusmão (CREAS), do Centro-Pop, aconteceu embaixo do túnel entre o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

Os profissionais estiveram negociando com Gabriel por cerca de uma hora, mas não houve desejo por parte dele de ser ajudado. “Entendemos que ele apresenta sinais de depressão, debilidade física por conta da magreza e que não podemos deixá-lo decidir continuar nas ruas. Devemos fazer o possível para salvá-lo”, enfatizou a coordenadora do Programa Consultório na Rua, Darlene Santos.

O jovem foi conduzido pelo SAMU para a UPA da Queimadinha onde passa por atendimentos de saúde e em seguida Gabriel passará a residir em um abrigo até a equipe do Consultório na Rua conseguir contato com algum familiar dele.

“Ele informou que morava em Belo Horizonte e por conflitos familiares e decidiu morar nas ruas. Se encontrarmos algum parente disposto a recepcioná-lo ele poderá retornar ao lar”, afirma Darlene Santos.

O Programa Consultório na Rua esteve acompanhando o paciente durante os três meses que ele reside no município e, de acordo com Darlene Santos, o mesmo foi ficando debilitado cada vez mais. “Sempre estivemos negociando com ele a saída das ruas, porém ele sempre rejeitou, então precisávamos tomar uma atitude”, findou.

Sobre o Consultório na Rua

O programa Consultório na Rua, iniciativa mantida pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, realiza atendimentos de saúde a pessoas em situação de vulnerabilidade social encontradas em vias públicas. A equipe conta com médico, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e enfermeiro.