Último dia de vacinação antirrábica nesta sexta-feira

27/6/2019, 16:14h | Foto: Raylle Ketlly

A vacinação animal de rotina contra a raiva em cães e gatos está sendo realizada nos bairros desde janeiro e a programação encerra nesta sexta-feira (28) no loteamento Parque Sabiá, no bairro Parque Ipê.

Até o momento foram imunizados 17.609 cães e gatos em Feira de Santana. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Cordeiro, essa vacinação de rotina teve o objetivo de alcançar os animais que não foram vacinados na campanha nacional ocorrida no ano passado e os que completaram três meses recentemente.

A vacina protege os animais contra a raiva, que é uma doença letal para animais e humanos. Para receber a dose da vacina, basta encaminhar o pet aos locais indicados no final da matéria.

Critérios

Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida e não tem contra indicação para animais castrados recentemente, além de fêmeas prenhas ou amamentando. “A vacina não é aconselhada para animais debilitados ou que estão fazendo tratamento com antibiótico e corticoide”, afirma a coordenadora.

Os animais que perderam a data podem ser levados ao CCZ, localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota – Muchila, das 8h às 15h. Caso já tiver sido vacinado nos últimos anos, o dono deve apresentar a caderneta de vacinação.

O Governo do Prefeito Colbert Martins Filho tem intensificado as ações de controle da raiva para que a doença não afete a população. O último caso registrado de raiva canina em Feira de Santana foi em novembro de 2017.

“A vacinação é única forma de prevenção para evitar que o vírus circule no município”, pontua Mirza Cordeiro.

.

 

Data

Horário

Local

27/06

9h às 15h

Pq. Ipê – Parque Violeta

28/06

9h às 15h

Nossa Senhora de Fátima (Pq. Sabiá)

Segunda a Sexta

8h às 15h

Centro de Controle de Zoonoses