Unidade do Hemoba coleta sangue, no estacionamento da Prefeitura, até 4ª feira

17/6/2019, 17:54h | Foto: Jorge Magalhães

A unidade móvel de coleta de sangue do Hemoba vai ficar estacionada no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, até a próxima quarta-feira, 19. Tem o objetivo inicial de coletar 60 bolsas de sangue, diariamente.

Aumentar o estoque é estratégia para enfrentar o período festivo que se aproxima sem muitas preocupações, visto que o banco de sangue local abastece muitos hospitais da região.

Também estão sendo cadastrados doadores de medula óssea, que é usada no transplante para a cura de algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemias e linfomas.

Durante os períodos de festas populares, como o junino que se aproxima, o ideal é que os estoques dos bancos de sangue estejam dentro dos níveis considerados aceitáveis para atender as demandas, que normalmente nestas festas aumentam.

A enfermeira do Hemoba, Nilza Azevedo, disse que devido a doações recentes, o banco de sangue local não está com estoque considerado preocupante. “Apenas o RH negativo está com a quantidade abaixo do esperado”.

A estudante Sarah Souza, que doou sangue pela primeira vez, disse que a necessidade da manutenção do estoque e a vontade de ajudar a quem precisa a levaram ao ônibus. “Quanto mais pessoas doarem, melhor”.

Em toldos colocados em frente ao ônibus, profissionais do CADH (Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso) auferem a pressão arterial e medem os níveis de glicemia.

Uma equipe da Vigilância Epidemiológica orienta aos passantes sobre prevenção ao mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunia e zika, bem como a consequência destas doenças.

Requisitos para doação:

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos - acima de 60 anos só pode doar se já tiver doado sangue alguma vez antes

Pesar no mínimo 50kg

Estar descansado

Estar alimentado

Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Quem não pode doar sangue?

Estar com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação

Estar com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação

Estar com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação

Estar com febre no dia da doação