Arraiá do Comércio: clima junino no coração da cidade

14/6/2019, 10:59h | Foto: Washington Nery

O Arraiá do Comércio, que este ano acontece pela primeira vez na Praça Padre - conhecida como Praça Matriz - está dando um clima junino ao local que é considerado o coração da cidade. O evento foi iniciado no último sábado, 8, e segue até este domingo, 16.

No Arraiá do Comércio as opções dos pratos típicos são bem variadas. Há para todos os gostos. Além de uma grande quantidade de licores de vários sabores, desde os tradicionais maracujá, jenipapo, cajá e tamarindo aos cremosos morango, chocolate e limão, quem vai à Praça Padre Ovídio pode se deliciar com bolos, canjicas, biscoitos e tapiocas recheadas.

Há 19 anos participando do evento, que tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, Luciane Barbosa é uma entre os 30 vendedores e vendedoras de licores. Moradora do distrito de Jaíba se diz satisfeita com o movimento que tem resultado nas boas vendas.

Ao seu lado, Laurença dos Santos, moradora do povoado Moita da Onça, distrito da Matinha, abre um largo sorriso de satisfação para contar que os licores colocados à venda no Arraiá do Comércio são produzidos por ela. “Aqui tem licor que foi colocado em infusão de um ano pra outro. Está bem curado e ideal para ser degustado nesse forró”, diz.

Enquanto os vendedores aproveitam o evento para obter um lucro financeiro, a praça decorada por bandeirolas, balões e chapéus de palha cria um ambiente acolhedor para quem gosta dos festejos juninos, curtir um forró e saborear as delícias da época. Nesse clima, adultos e crianças se divertem.

O militar Renato Oliveira, de 67 anos, estava com um grupo de amigos. Assistiram à missa na Catedral de Senhora Sant’Ana e depois foram curtir um forrozinho. “Viemos arrastar o pé e tomar um licorzinho pra irmos para casa”, disse parabenizando a organização do Arraiá do Comércio. O evento é promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e conta com o apoio da Prefeitura.