Estudantes da Escola Lídice Barros conhecem mais sobre sustentabilidade e a defesa da natureza

10/6/2019, 14:39h | Foto: Andreyse Porto

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente - transcorrido no dia 5 de junho - os estudantes da Escola Municipal Professora Lídice Antunes Barros, do bairro Santo Antônio dos Prazeres, participaram de exposições e palestras sobre o tema.

Os estudantes tiveram contato com temas importantes sobre sustentabilidade  e a defesa da natureza. O evento aconteceu na última terça-feira, 4, e fez parte de várias ações desenvolvidas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho em prol do Dia do Meio Ambiente. 

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, João Dias, falou para os estudantes do Ensino Fundamental I sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “É importante sempre lembrarmos e estarmos atentos aos possíveis focos, levar pra casa essa consciência de que não podemos deixar água parada”.

João Dias também alertou sobre a importância do cuidado com a água e da limpeza das ruas. “O lixo polui a nossa água potável. Quando sujamos o meio ambiente, estamos nos prejudicando de diversas formas”, adverte.

“Uma vez vi um vaso de planta cheio de água parada, troquei por terra pra evitar que atraísse dengue”, conta o estudante Michael Lira Santana, do 3º ano. “Já vi ‘passando’ até na televisão sobre isso, então sempre aviso a minha família pra que ninguém deixe água onde não pode”, afirma.

O evento contou com uma exposição sobre os recursos hídricos de Feira de Santana, com maquetes, artesanatos e banners, apresentados pelo diretor de Meio Ambiente da SEMMAM, Hiran Freire.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, esta deve ser abordada de forma transversal no currículo das escolas. “Os temas sobre meio ambiente não devem ser trabalhados apenas em um dia, de forma pontual. As unidades de ensino trabalham isso de forma contínua, o Dia do Meio Ambiente é mais uma data para se relembrar da sua importância”, explica a professora Janaina Nascimento, coordenadora do currículo de Ciências e Educação Ambiental da Secretaria de Educação.