Feira sedia capacitação regional para profissionalização de Agentes Comunitários de Saúde

4/6/2019, 9:17h | Foto: Raylle Ketlly

A Secretaria Municipal de Saúde sediou na manhã desta segunda-feira, 03, uma capacitação para orientar a aplicação do segundo módulo do curso técnico de profissionalização dos Agentes Comunitários de Saúde.

O evento voltado para coordenadores da Atenção Básica, secretários de saúde e técnicos da vigilância em saúde da microrregião de Feira de Santana foi promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública da Bahia – Professor Jorge Novis (ESPBA).

“A ideia é repercutir, através de um docente, a aplicação desse segundo módulo que vai proporcionar qualificação na assistência oferecida pelos agentes comunitários de saúde”, explica a chefe da Divisão da Atenção Básica de Feira de Santana, Valdenice Queiroz.

O módulo possui quatro abordagens: conhecendo a vigilância; desenvolvendo ações de vigilância epidemiológica; desenvolvendo ações de vigilância sanitária e saúde do trabalhador; e desenvolvendo ações de vigilância em saúde ambiental.

Cada módulo tem duração de 520 horas que contempla aulas presenciais e online. Para ser diplomado, o ACS deve cumprir uma jornada de 1.200 horas, dividida em três módulos.

“Em breve a capacitação contempla os Agentes de Combate a Endemias”, afirma Valdenice Queiroz.

Estiveram presentes a Secretaria de Saúde, Denise Lima Mascarenhas e representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia.