Projeto Via Livre chega ao Colégio Acesso, no Ponto Central

3/6/2019, 16:37h | Foto:Juliana Vital

A quarta intervenção do Projeto Via Livre, implementada na última quinta feira, 23, promoveu mudanças no tráfego da região da unidade do colégio Acesso, no bairro Ponto Central. A pavimentação asfáltica realizada pela Prefeitura na região da Praça Winston Churchil, com o uso de recursos oriundos das multas, permitiu a sinalização horizontal, vertical e demarcações necessárias para a organização do trânsito, e em especial a Rua Palmeira que passa em frente ao colégio Acesso, com faixa de pedestre, área de embarque e desembarque. O ordenamento também beneficiou toda a comunidade do local que possui muitas residências e estabelecimentos comerciais. 

De acordo com Ciane Fonseca, diretora pedagógica do colégio Acesso, que tem 400 alunos, as mudanças já puderam ser sentidas na primeira semana de projeto implementado. “Esta ação veio em boa hora para melhorar a segurança e disciplinar o tráfego, trazendo benefício a todos, inclusive à rotina dos nossos estudantes. Com a boa colaboração dos pais e alunos, já podemos perceber um resultado positivo do ordenamento em poucos dias. O projeto também promove a oportunidade para dar bons exemplos para a formação dos nossos jovens”, relata.

Para Vanessa Reis, mãe de um aluno do ensino fundamental II, a iniciativa tende a amenizar os conflitos do trânsito, refletindo também na rotina dos pais e alunos. “A iniciativa é  muito pertinente. Considero um local de trânsito bem caótico e com o ordenamento a tendência  é que amenize esse contexto, colaborando inclusive com a rotina de todos. Espero que os agentes fiquem por mais um tempo para colaborar com a adaptação da nova realidade”.

Jacy Queiroz, mãe de uma aluna, relata que a concentração de veículos em vias tão estreitas nos horários de pico sempre causaram muitos transtornos. “A implantação deste ordenamento  é super necessária porque o trânsito naquela região sempre foi caótico ao extremo, muito em grande parte pela falta de educação dos motoristas e também porque a concentração de carros no horário de pico naquele local é muito maior que o espaço suporta”, afirma.  

Ainda de acordo com Jacy, o projeto também é uma oportunidade para proporcionar educação no trânsito e a formação de cidadãos mais conscientes. “O trabalho de educação realizado antes de efetivar a fiscalização é de extrema importância, porque também interferem na educação dos alunos porque eles têm os pais como referência e são estes exemplos que serão seguidos e vão formar os futuros cidadãos. 

De acordo com Verena Garcia, que matriculou seu filho no colégio este ano, até então buscá-lo no horário da saída era sinônimo de demora e muita dor de cabeça. “No início não entendia muito bem a dinâmica do trânsito dali e por isso chegava até mais cedo para conseguir andar na fila, até 40 minutos antes, mas não funcionava. Com o tempo percebi que era uma perda de tempo, devido à imprudência e a falta de educação dos demais condutores. Com as mudanças que já estão em prática, observo que as pessoas são obrigadas a respeitar os espaços de embarque e desembarque dos alunos, me dando a opção de chegar apenas no horário exato para buscá-lo, pois o fluxo de veículos tem fluido. Já é possível perceber um trânsito organizado, muito diferente do que vinha acontecendo. Estou muito satisfeita com os efeitos causados pelas mudanças e espero que perdure”, relata. 

O Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, afirma que “a primeira semana é sempre um momento de adaptação, por isso a importância da presença dos agentes no trabalho de orientação e educação no trânsito”, ressalta. 

Sobre o Projeto

O projeto “Via Livre - Educação para seguir”  foi criado para melhorar os impactos do tráfego de veículos nas vias em torno das escolas de Feira de Santana. É um trabalho realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, e implementado pelo núcleo de educação para o trânsito, com o apoio dos setores de engenharia e operação. 

As ações acontecem em parceria com as escolas, pais e alunos e tem o objetivo de proporcionar segurança e maior fluidez ao trânsito local. Ele já acontece nos colégios Padre Ovídio, Colégio e curso pré vestibular Acesso na Comandante Almiro, Gênesis e agora no chamado Acessinho que fica no bairro Ponto Central.