Agentes de Combate a Endemias recebem novos fardamentos

3/6/2019, 10:55h | Foto: ACM

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) receberam das mãos do prefeito Colbert Martins Filho os novos uniformes e equipamentos para atuar no controle das arboviroses. A entrega foi realizada na última segunda-feira, 27.

Cada agente recebeu duas camisas, calça, par de sapatos e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Para a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o uso do uniforme facilita a identificação dos profissionais pela população. "O profissional devidamente fardado passa segurança para os moradores e consequentemente realiza a sua parte fiscalizando o interior das residências", pontua.

Vinte bombas perifocal de acionamento e cinco bombas costal motorizadas foram encaminhadas ao Centro de Endemias. Os equipamentos também fazem parte da nova aquisição da Prefeitura para o controle do mosquito Aedes aegypti, leishmaniose e chagas.

O trabalho dos agentes consiste em fazer a cobertura de toda a cidade com ações de prevenção e controle do mosquito, sendo este intensificado nas áreas onde há maior número de casos notificados para dengue, zika ou chikungunya. Além disso, o carro "fumacê" também atua conforme o diagnóstico das áreas pelo georreferenciamento, que sinaliza o número de casos num determinado bairro.

A ação contou com a presença da secretária de saúde Denise Lima Mascarenhas, da coordenadora da Vigilância Epidemiológica Francisca Lúcia Oliveira e supervisora Neuza Santos, do coordenador do Centro de Endemias Edilson Miranda e dos representantes da Associação dos Agentes de Combate a Endemias e do Sindicato dos Agentes de Saúde.