Pacientes diabéticas e hipertensas participam de piquenique no Parque da Lagoa

31/5/2019, 10:43h | Foto: Raylle Ketlly

Com o objetivo de proporcionar um momento de lazer e bem-estar ao grupo de pacientes diabéticos e hipertensos das Unidades de Saúde da Família (USF) Feira VII 1 e 2, a equipe de profissionais destes equipamentos promoveu um piquenique na manhã desta quinta-feira, 30, no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira.

Ao ar livre, cerca de 30 mulheres puderam vivenciar um momento de descontração e interação com o grupo através de atividades lúdicas. De acordo com a enfermeira responsável pela unidade do Feira VII 1, Tarcira Bezerra, a ação tem o objetivo de socializar os integrantes da comunidade, promovendo também saúde mental.

“O paciente diabético quando recebe o diagnóstico associa da mesma forma do diagnóstico do câncer. Muito receio, medo e tristeza. E isso acaba provocando na sua saúde, estamos aqui para desconstruir isso e promover bem-estar”, afirma.

Ainda segundo a enfermeira, a maioria dos diabéticos possuem depressão e essa doença causa instabilidade na saúde do paciente, provocando a elevação da pressão arterial e aumento da glicose no sangue.

A programação contou com café da manhã, caminhada e entre outras atividades. Todos os pacientes tiveram a pressão arterial aferida antes de iniciar as atividades físicas. A medida é para evitar que haja uma queda ou aumento da pressão.

Em Feira de Santana o Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Saúde, promove atividades voltadas a saúde preventiva e de estímulo as pessoas assistidas pela rede municipal de saúde.