SMT recebe grupo de pessoas com deficiência para debater acessibilidade

30/5/2019, 10:15h | Foto: Juliana Vital

Um grupo de representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Feira de Santana foi recebido na tarde desta terça-feira 28, na Superintendente Municipal de Trânsito - SMT para debater questões relacionadas à acessibilidade das pessoas com deficiência e a mobilidade urbana na cidade. Na oportunidade foram abordadas diversas questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência em seu cotidiano na cidade. Entre as reivindicações, foi destacada a ocupação indevida dos passeios, promovendo insegurança e desrespeito ao direito de ir e vir das pessoas. 

Segundo último censo realizado pelo IBGE, somente em Feira de Santana existem mais de 180 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Para o superintendente municipal Maurício Carvalho, a reunião foi importante para conhecer as principais demandas deste público e receber sugestões. “Ouvimos bastante a todos e sugerimos que preparem um documento contendo sugestões e reivindicações. Vamos também sugerir que dentro deste novo plano de mobilidade urbana do município tenha a participação efetiva do Conselho Municipal do Deficiente, para promover a inclusão e garantir acessibilidade das pessoas com deficiência”, afirma.

O Plano de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, que estabelece os princípios e diretrizes para integração entre os transportes e para a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas no Município, obedecendo as diretrizes da Política Nacional da
Mobilidade, está sendo desenvolvido pelo Governo do Prefeito Colbert Martins Filho e vai investir mais de 100 milhões de reais em  obras estruturais e de requalificação da cidade.