Campanha de vacinação contra gripe termina nesta sexta

29/5/2019, 10:3h | Foto: Cau Preto

A poucos dias do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que encerra nesta sexta-feira, 31, em Feira de Santana milhares de pessoas do público-alvo ainda não foram às unidades de saúde para tomar o imunizante.

A vacina é a forma mais eficaz para evitar a doença e, entre os idosos, suas complicações – evolução para pneumonia, por exemplo. Protege contra tipos mais graves, como o H1N1, H3H2 e influenza B.

Quem toma vacina produz anticorpos – proteínas que atuam na defesa do organismo - numa velocidade maior, para enfrentar a doença, do que aquele organismo que não está coberto com o imunizante.

O imunizante é oferecido gratuitamente para crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, a quem deu à luz há menos de 45 dias, idosos, portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.

Também devem tomar a vacina profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Outras estratégias podem ajudar na prevenção da gripe: não compartilhar alimentos ou objetos pessoais como copos, talheres e toalhas, lavar as mãos com água e sabonete com frequência, principalmente ao sair ou chegar em casa e cubra a boca e o nariz com um lenço descartável ao tossir ou espirrar.