Projeto Rua Viva promove educação no trânsito para grande público

26/5/2019, 19:51h | Foto: Washington Nery

Uma programação recheada de atrações ao ar livre ganhou cada metro quadrado da Avenida Fraga Maia na manhã ensolarada deste domingo, 26, para promover a educação no trânsito marcando a campanha do Maio Amarelo. A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), e contou com o apoio da Fundação Egberto Costa, UNIFACS, Pelotão Asa Branca - PM, Grupo IHEF, SESC/SENAC e SEST/SENAT.

O projeto pioneiro foi criado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito da SMT em 2017, com o objetivo de realizar atividades educativas e noções sobre o trânsito, em um espaço seguro para lazer, entretenimento, convivência e diversão das famílias.

Um grande público contou com inúmeras atrações para todas as idades, participando de práticas esportivas, palestras educativas, cineminha e orientações de trânsito na pista de simulação (com faixa de pedestre e sinalização), trenzinho, recreação infantil com o palhaço Albertão e sua turma, além de orientações, serviços de saúde e uma mega aula show com Luciano Melo.

Paulo Fernando Souza esteve acompanhado da filha Isabela de 7 anos e acredita que o projeto fortalece a mensagem da campanha do Maio Amarelo. "É importantíssimo fazer com que as crianças aprendam as noções de trânsito. O projeto é muito bom também para destacar o papel de cada um para promover a segurança no trânsito. Esta ação deveria acontecer mais vezes", comenta.

Para Luciana Oliveira, mãe de Ana Beatriz de 5 anos o projeto é Interessante principalmente por envolver toda a família. "O trânsito de Feira costuma ser muito agressivo e as pessoas não respeitam principalmente os pedestres. Eventos assim colaboram para a conscientização de todos, desde os pais até os filhos sobre a segurança no trânsito", diz.

Para a esteticista Elzi Rose Santana, "este tipo de evento é muito bom para chamar atenção sobre as leis de trânsito, além de estimular o lazer e promover a educação de forma muito agradável".

Cerca de 120 jovens de 5 grupos de Escoteiros da região fizeram parte das atividades de noções de trânsito, como também realizaram práticas esportivas no evento. A diretora administrativa do grupo grupo de escoteiros Domingos Barbosa de Araújo de Feira de Santana, Joselita Mota da Silva, comemorou a realização do projeto, destacando que tudo que vem a colaborar para a educação e formação do cidadão é muito bem vindo. "Nosso propósito é formar cidadãos conscientes, e as atividades hoje atingiram este objetivo, ensinando noções de trânsito, respeito ao próximo e atividades esportivas, além de muita diversão", ressalta.

A Josicleide dos Passos Ramos, integrante do grupo Patins FSA, relatou os desafios da prática do esporte na cidade e comemorou o trabalho desenvolvido pela campanha do Maio Amarelo. "Contamos com a boa vontade mas principalmente com a consciência do motorista para praticar nosso esporte com segurança. Participar deste evento hoje nos dá visibilidade para que as pessoas lembrem-se de respeitar o próximo no trânsito, e isso inclui os esportistas".

Alessandra Barbosa ficou surpresa ao chegar na Avenida com a filha Maria Eduarda de 6 anos para fazer uma caminhada e curtiu bastante a aula de dança. "Foi uma grata surpresa encontrar tantos serviços importantes e um espaço totalmente dedicado ao lazer e esporte. Precisamos de mais eventos como este para estimular as famílias a socializar, praticar atividade ao ar livre e promover mais interação com a cidade".

Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o projeto mostra onde a conscientização para um trânsito seguro deve começar, reunindo as famílias, focando especialmente na educação para as crianças.

"Assim se começa a entender que um órgão de trânsito não deve somente ter um caráter punitivo. A gente começa pela conscientização. Estamos muito felizes com o resultado de hoje, pois conseguimos reunir um grande público que com.toda certeza vai multiplicar a mensagem do maio amarelo. Quero agradecer aos nosso parceiros e principalmente ao nosso prefeito Colbert Martins Filho, por todo apoio que tem nos dado para desenvolvermos o nosso papel", avalia.