Prefeitura garante limpeza e manutenção o ano inteiro em córregos e canais de drenagem

23/5/2019, 18:42h | Divulgação/Sesp

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da  Secretaria  de Serviços Públicos (SESP), vem dando seguimento ao serviço de  limpeza e   desobstrução de canais de drenagem do município, visando à prevenção de alagamentos e entupimentos no período chuvoso, além  de   pragas, a exemplo do mosquito Aedes aegypti, baratas, muriçocas, formigas e roedores, que  são  atraídas pelo mato alto e lixo descartado em local inadequado. 

A operação da SESP é feita por meio da limpeza mecanizada e manual, que envolve serviços de roçagem do mato e retirada de animais mortos,  entulhos e lixo doméstico. 

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, os  referidos serviços ocorrem sem interrupção, devido ao crescimento contínuo da vegetação e ao acúmulo de lixo e entulho, “que parte da população  insiste ainda em  depositar  no entorno e dentro de córregos e canais”, queixou-se. 

No que concerne à  vegetação,  Justiniano explicou  que,  em certos casos,  ela é  apenas aparada, uma vez que se faz necessária a  permanência da  mata ciliar nas margens dos córregos,  para que não ocorra a intensificação do processo de  assoreamento, que é o acúmulo de terra, rochas, lixo e outros materiais levados até o leito dos cursos d'água pela ação da chuva, do vento e do ser humano. 

O secretário informou que, de janeiro a maio do corrente ano, entre os córregos e canais de drenagem que passaram por manutenção estão os  localizados nos bairros:   Mangabeira, Conceição I e II, Chácara São Cosme, Feira X,  Parque Ipê, Feira V (avenida Fraga Maia), Aviário, Feira VII, Rua Nova (Avenida do Canal) e Queimadinha. “Atualmente, a SESP está fazendo a limpeza no córrego do bairro Santo Antônio dos Prazeres”, destacou. 

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho, que é médico, também garantiu que os serviços serão intensificados, tanto na zona urbana  quanto na rural. “Manter a limpeza dos córregos e canais de drenagem no município, além de  ser  uma questão ambiental, é uma questão de saúde pública”, pontuou.