FEIRA EM HISTÓRIA: Há 44 anos rotarianos plantaram a semente para construção do presídio regional

20/5/2019, 9:12h |

Efeméride de 22 de maio de 1975

Fato da maior importância foi à vinda a Feira de Santana do secretário de Justiça, João Carlos Tourinho Dantas para ver “in loco” o estado lastimável em que se encontrava a Cadeia Pública, no imóvel onde hoje funciona a Câmara de Vereadores.

A ideia de trazer à cidade aquela autoridade foi dos dois clubes de Rotary da época - Rotary Feira e o Rotary Feira-Leste. Os rotarianos davam inicio a uma campanha em prol de uma nova Casa de Detenção. Como detalhe, o secretário também era rotariano.

Além dos sócios, várias autoridades participaram da reunião banquete e entre os oradores estavam o médico Mário Sergio Carvalho, o juiz Helio Vicente Lanza, o presidente da Associação Comercial, Arnaldo Saback e o prefeito José Falcão da Silva.

O atual Presídio Regional teve sua semente plantada naquela reunião. Na sua fala o secretário foi taxativo: “A cadeia pública de Feira é igual às outras da Bahia, em estado precário”.  Era governador do Estado o professor Roberto Santos.

Logo a iniciativa repercutiu na câmara municipal e o primeiro orador foi o vereador Sinésio Felix, do MDB. Na tribuna elogiou os rotarianos pela presença ilustre e a série de matérias feitas pelo jornal “Feira Hoje”, mostrando a realidade da cadeia pública.

O vereador destacou duas matérias: “Na Cadeia Pública, gente está vivendo como bicho”, dizia na primeira. A outra manchetou: “Na Cadeia, o pátio das mulheres é também sanitário”. O repórter foi Paulo Norberto, e o fotógrafo Antonio Magalhães.

Coube ao vereador Antônio Carlos Coelho, também do MDB, apresentar a moção nº 17/75 de parabéns ao jornal que naquele tempo circulava três vezes por semana. Antes da leitura do texto Coelho destacou a missão da imprensa.

Na época o deputado federal Noide Cerqueira era membro da Comissão Parlamentar de Inquérito encarregada de apurar a situação das penitenciárias do Brasil. Aproveitou a CPI e citou a cadeia publica local, exibindo exemplares do jornal “Feira Hoje”.

Outro fato importante naquela data foi a chegada a cidade de Pedro Moreno, do Departamento de Desenvolvimento Local, órgão da SUDENE. Veio a convite do prefeito José Falcão para constituir uma equipe encarregada de reformular o Plano de Desenvolvimento Local Integrado.

Ao lado do prefeito, o técnico informou à imprensa que a além de Coordenador Geral da equipe, iriam participar três arquitetos, dois economistas, dois engenheiros, um sociólogo, um técnico em administração e um advogado.

O 35BI, na época sob o comando do coronel Abílio Henrique Marques já tinha tudo organizado para as comemorações do Dia da Infantaria, quando se homenageia todos os infantes, através do Gal. Sampaio, Patrono da Arma e herói da Batalha de Tuiuti.

Os atos começaram na sexta-feira com a I Corrida do Infante do Sertão. No sábado, houve alvorada, formatura geral, hasteamento da Bandeira, apresentação da Bandeira aos recrutas, canto da Canção da Infantaria, desfile e competições esportivas.

O MOC já era noticia. Por solicitação do Comitê de Nova Iorque, do Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas, o órgão feirense estava recrutando pessoas para prestar serviço como voluntárias em países considerados subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento no continente Asiático, Africano e Americano.

A AFAS também estava em evidencia. Naquele dia os seus conselheiros por unanimidade escolheram para presidente o comendador Jonathas Carvalho. Assumiu no lugar de Frei Aureliano que renunciou por motivo de doença

O DNER anunciou o contrato para o inicio de mais um trecho da BR-324, conhecido como BR-101/Norte, ligando Feira a Alagoinhas e Esplanada. Já sobre o inicio das obras de duplicação da BR/324, trecho Feira/Salvador, nenhuma informação.

Um eclipse total da lua foi anunciado pelo Observatório Astronômico Antares, para acontecer na madrugada de domingo, alcançando sua fase máxima às 2:49 horas. Para tanto o Antares trouxe a Feira o astrônomo Antonio Guedes, de Juiz de Fora. (Adilson Simas)