Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias recebem atualização para trabalho integrado

10/5/2019, 11:24h | Foto: Raylle Ketlly

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica (Viep), promoveu uma atualização de integração entre os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na Unidade de Saúde Olegário Santos Souza, no Sítio Matias.

De acordo com as diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias da dengue do Ministério da Saúde, é necessário buscar a articulação sistemática da vigilância epidemiológica e entomológica com a atenção básica, integrando suas atividades de maneira a potencializar o trabalho e evitar a duplicidade das ações, considerando especialmente o trabalho desenvolvido pelos ACS e pelos ACE.

O objetivo do Governo do prefeito Colbert Martins Filho é alcançar através dos Agentes Comunitários de Saúde uma abrangência maior na procura dos focos nas residências para eliminar possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

Para a primeira etapa de atualização dos profissionais, foram priorizados os 20 bairros que estão com altos índices de notificação da dengue. Posteriormente serão alcançadas outras localidades.

Durante a reunião, a bióloga e capacitadora Sinthya Sacramento, esclareceu as novas atividades das ACS que estarão realizando a fricção mecânica ao identificar focos do mosquito aedes aegypt e caso encontrem grandes criadouros, terão a responsabilidade de sinalizar ao agente de endemias a área que deve ser trabalhada.

“Os ACS não irão aplicar nenhum larvicida ou quaisquer venenos contra o mosquito. Esse trabalho integrado vem para abranger uma maior área”, ressalta Sinthya Sacramento.

Para evitar o agravamento da dengue, as unidades de saúde estão sendo orientadas a criar o “cantinho da hidratação”, que dispõe água para os usuários SUS. “A hidratação é muito importante para evitar o agravamento da doença que pode causar a morte. Devemos estimular a hidratação e a procura pela assistência médica nos primeiros sintomas”, explica Sinthya Sacramento.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, ressalta que a população deve permitir a entrada dos profissionais fardados e identificados como Agente Comunitário de Saúde e Agente de Controle de Endemias para realizar o trabalho. “No controle a esta epidemia, contamos com a colaboração de todos”, enfatiza.