164 testes de glicemia foram realizados em Maria Quitéria durante a Ação Global

6/5/2019, 16:57h |

Preocupada com a saúde da família, a dona de casa Lécia Santos trouxe a sogra, a mãe e o filho para serem contemplados com os serviços ofertados na Ação Global Saúde e Comunidade realizada no distrito de Maria Quitéria no sábado, 04.

Na oportunidade, Florizete Santos, mãe de Lécia, realizou a aferição de pressão arterial e o teste de glicemia. “Sou diabética e hipertensa, vim especialmente para fazer esses atendimentos e estou sempre atenta aos horários da medicação. Graças a Deus estava tudo normal”, explica a aposentada.

O Centro de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CADH) e a instituição parceira do evento, Vitalab, ofereceram o teste de glicemia para a comunidade, totalizando a realização de 164 exames. Os pacientes que tiveram alguma alteração no resultado foram orientados a procurar a unidade de saúde para acompanhamento. “Na unidade eles vão ser encaminhados para fazer o exame de glicose sérica, que constata ou não a diabetes”, explica a coordenadora do CADH, Andreia Silva.

Lécia também levou o filho para receber a dose da vacina contra a gripe e a sogra para realizar demais atendimentos. “Elas são diabéticas e hipertensas, isso me motivou a trazê-las para essa ação. Estivemos também no estande de saúde bucal e gostaria que tivesse atividades como essa mais vezes”, enfatizou a dona de casa.

A secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas, aproveitou a oportunidade para também realizar o exame de glicemia e conferir as atividades da unidade de Saúde Alberto Gomes Cerqueira e na policlínica Estanislau Gomes de Moraes. Para a secretária, a ação global reforça a integração entre as secretarias que estão empenhadas em oferecer um atendimento de qualidade para a população.

“Com esta ação estamos conseguindo levar os serviços de outras secretarias para a população mais distante do centro da cidade. A intenção do evento não é prestar atendimento para a cura de doenças e sim prevenir, realizar o diagnóstico precoce e proporcionar bem estar para a população”, explica a secretária.

O evento contou com a presença do prefeito Colbert Martins Filho, que ressaltou a importância de evitar a água parada para combater a proliferação do mosquito da dengue. Sete focos foram identificados na localidade pelo Centro de Endemias entre os dias 3 e 4 de maio.

Serviços como testes rápidos para hepatite B e C, vacinação antirrábica, educação em saúde, atendimento nutricional, de enfermagem, acolhimento e triagem pelo CAPS infanto juvenil, agendamento do NIS, recadastramento do Bolsa Família e entre outros, foram ofertados a população.

Todos os serviços gratuitos estiveram a disposição para crianças, adultos e idosos, e contam com a parceria das Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Prevenção a Violência, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura, Exército, UNEF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), EAEFS (Escola de Técnico de Enfermagem de Feira de Santana), Centro Médico dos Remédios e Centro Médico da Família.

As ações acontecem cada sábado em um distrito e já foram beneficiadas seis localidades. No mês de maio, Bonfim de Feira e Tiquaruçu serão os próximos alvos da ação global.

Confira as datas:

Bonfim de feira – 11/05

Tiquaruçu – 18/05