Cerest enfatiza a prevenção como forma de evitar adoecimento dos trabalhadores

4/5/2019, 21:7h | Foto: Raylle Ketlly

O seminário em comemoração ao dia do trabalhador promovido nesta sexta-feira, 3, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana enfatizou o cuidado com a prevenção a saúde do profissional para evitar o desenvolvimento de doenças ocupacionais do trabalho.

A palestrante e fisioterapeuta ergonomista, Ana Leite, ressaltou que as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) não são doenças inclusas no Cadastro Internacional de Doenças pela Organização Mundial de Saúde e podem ser causadas também com o não se sentir bem com o trabalho. “Muitas vezes o trabalhador não tem serviços manuais, trabalho repetitivo e continuam sentindo dores, essas dores são relacionadas ao mal estar com o trabalho. São dores psicológicas”, afirma.

Este ano em Feira de Santana foram notificados 46 casos de LER. De acordo com Verena Leal, coordenadora do Cerest, a prevenção é a melhor forma de evitar esses índices. “Há esperança em mudar o cenário da saúde do trabalhador, para isso já atuamos com a prevenção e vigilância nos ambientes de trabalho para evitar o adoecimento do funcionário, seja recomendando ou sugerindo mudanças afim de melhorar a saúde do trabalhador”, explica.

Em maio deste ano, o Centro oficializa a implantação do matriciamento do Cerest na Atenção Básica, que é uma cartilha de ações para tornar sensível o olhar dos profissionais aos trabalhadores que são atendidos nas unidades de saúde. “Não importa se o profissional é autônomo, formal ou até mesmo o desempregado. Ele está suscetível a desenvolver qualquer transtorno ou lesão relacionada ao trabalho, principalmente o desempregado que pode desenvolver transtornos mentais pela falta do emprego”, explica a enfermeira do Centro, Jéssica Rocha.

Ela ainda ressalta que o Cerest de Feira de Santana é pioneiro nessa metodologia, onde já tem recebido solicitações de outros profissionais para auxiliar na implantação em suas cidades também.