Ampla estrutura de Saúde é assegurada aos foliões na Micareta

28/4/2019, 9:36h | Fotos: Washington Nery

Uma unidade de pronto atendimento, montada na avenida Presidente Dutra, com o envolvimento de 500 profissionais, tem garantido a assistência dos foliões na Micareta, desde a quinta-feira, 25, quando teve início a folia momesca. Os trabalhos vão se estender até a madrugada desta segunda-feira, 29.

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também colocou à disposição durante a festa, três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que dão suporte em pontos estratégicos do Circuito Maneca Ferreira.

O posto de saúde conta com três médicos e dois bucomaxilofaciais, a cada plantão noturno, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. Toda a equipe foi devidamente preparada para atender qualquer ocorrência de urgência e emergência.

O local possui sala de reanimação preparada para atender pacientes em parada cardiorrespiratória, recepção, 12 leitos, 12 poltronas para aplicação de medicamentos intravenoso, sala de conforto, almoxarifado, copa, laboratório, banheiros, e demais dependências.

Ao chegar ao posto, o folião passa por uma triagem. Caso tenha alguma  ocorrência com traumatismo, a pessoa será encaminhadas para o Hospital Geral Clériston Andrade e os demais casos, se necessário, para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas da rede municipal.

Ambulâncias

Duas ambulâncias convencionais têm ficado à disposição próximo ao posto da Polícia Militar, no bairro Capuchinhos, nas imediações do ECASSA (Escola do Centro de Assistência Social Santo Antônio) e outra em frente ao Instituto de Educação Gastão Guimarães. As ambulâncias do SAMU estão em pontos estratégicos e, neste ano, uma ambulância convencional também está dando suporte no palco Jota Morbeck.

Testes Rápidos

Um anexo da Vigilância em Saúde foi montado ao lado da unidade de pronto atendimento. No local estão sendo ofertados os testes rápidos contra as doenças sexualmente transmissíveis – HIV, hepatites e sífilis, além da distribuição de preservativos.

Também comporta as equipes de Educação em Saúde, da Vigilância Epidemiológica; agentes de endemias; a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador; além de profissionais da Vigilância Sanitária. O anexo dispõe, ainda, da Central de Digitação, onde é feito a análise e computação de todos os dados e atendimentos.