Atendimentos clínicos foram a maior demanda registrada na segunda noite

27/4/2019, 15:18h | Fotos: Raylle Ketlly

Os dados da Saúde, apresentados na reunião de avaliação do segundo dia da Micareta 2019, apontam para um aumento da demanda de atendimentos clínicos na unidade  de saúde montada no circuito Maneca Ferreira. Ainda assim, o quantitativo de atendimentos na sexta-feira, 26, continua reduzido em comparação ao mesmo período do ano passado. As informações são do coordenador da SMS, José Pires Leal.  

Em 2018 foram 99 casos classificados como atendimentos clínicos, enquanto que neste ano foram 79. Uma redução de 20%. Os atendimentos clínicos oferecidos no posto de saúde estão sendo assegurados pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho. Incluem aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros.

Os atendimentos clínicos somados a outros serviços ofertados somaram 161, nesta sexta-feira - uma redução de 31% em comparação a sexta-feira de Micareta em 2018.

“Os dados continuam em queda. A Micareta está bastante tranquila em função do trabalho em conjunto das equipes de trabalho. Isso demonstra que estamos tendo êxito”, considera José Pires Leal.

Durante a avaliação do Corpo de Bombeiros, o tenente Thiago Moreira associou a queda de ocorrências no posto com o aumento de bombeiros no circuito, cobrindo assim uma área maior e finalizando as ocorrências no local, sem necessidade de encaminhar ao pronto atendimento.

“As ocorrências encontradas no circuito são muito voltadas para desmaios, embriaguez e alguns ferimentos em geral, sejam eles cortes ou escoriações que costumam ter uma frequência maior”, explica Thiago.

Nesta sexta-feira, o posto de saúde teve apenas uma ocorrência de transferência para o Hospital Geral Clériston Andrade. O anexo da Vigilância em Saúde realizou 52 testes para doenças sexualmente transmissíveis, sendo todos os resultados negativos.