Cerest atento à segurança do trabalhador na Micareta

27/4/2019, 7:16h | Fotos: Rylle Ketlly

Fios de energia elétrica caídos, tábua com pregos em local de grande fluxo de pessoas e passarela de paletes instalados de forma inadequada foram algumas das situações irregulares encontradas pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) durante fiscalização em barracas e camarotes do circuito Maneca Ferreira, nesta sexta-feira, 26.

As situações foram sinalizadas pelo órgão municipal e regularizadas no monmento. O Cerest realiza fiscalizações a fim de promover a segurança do trabalhador, orientando-os sobre o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e certificando que os direitos do funcionário sejam assegurados.

“Estamos sempre atentos à estrutura ofertada para evitar um acidente de trabalho”, ressalta a coordenadora do órgão, Verena Leal. O serviço ofertado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promove a sinalização de situações irregulares ao proprietário, que deve se ajustar o quanto antes.

“A equipe retorna ao local para averiguar, e caso o proprietário não se ajuste, devemos encaminhar a situação para o Ministério Público do Trabalho que tomará as medidas cabíveis”, explica.

A equipe esteve avaliando também as condições de trabalho dos profissionais e solicitando a carteira de identidade para verificar se havia menores de 18 anos trabalhando.

De acordo com coordenadora, já há alguns anos o Cerest não encontra crianças em situação de trabalho infantil na Micareta. “Em dez anos de atuação, ficamos muito felizes em alcançar esse objetivo, mas há muito ainda para ser feito”, pontua Verena.