Casos de meningite reduziram mais de 70 por cento nos primeiros meses de 2019

24/4/2019, 18:1h | Foto: Raylle Ketlly

Os casos diagnosticados de meningite em Feira de Santana no primeiro trimestre de 2019 reduziram em 71%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018 foram registrados 14 casos da doença nos primeiros meses. Este ano são quatro confirmados, sendo que um destes evoluiu para óbito.

A meningite é uma infecção grave das membranas que envolvem o cérebro, provocada por vírus, bactéria, fungos, entre outros. Nesta quarta-feira, 24, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Meningite. O Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria de Saúde, faz um alerta para a prevenção.

“A meningite pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade. Para se prevenir, a rede pública de saúde oferta a vacinação, mas os métodos de prevenção como a higiene das mãos, o uso da etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar é essencial para evitar a transmissão”, explica a referência técnica em meningite, Ana Carolina Ribeiro.

A rede de saúde está abastecida com as doses da vacina de rotina, que é a meningocócica C. Tem direito a vacina bebês de três a cinco meses, o reforço ocorre com um ano de idade. A imunização na adolescência é realizada em meninos e meninas dos 11 a 14 anos. Basta levar o cartão SUS, documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação.

O maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de cinco anos. “Crianças menores de um ano apresentam choro persistente e irritabilidade. A doença tem cura, através de tratamento medicamentoso a meningite bacteriana e fúngica pode ser sanada”, pontua.

Ao perceber os sintomas de febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômito, náusea e confusão mental, dirija-se a unidade de saúde para o diagnóstico da suspeita.