Micareta: Simulado de atentado com arma de fogo treina equipes a atuarem de forma sincronizada

24/4/2019, 15:27h | Foto: Raylle Ketlly

Uma encenação de atentado com arma de fogo no circuito da maior festa de rua do interior da Bahia foi realizada pela Prefeitura, através do SAMU e instituições parceiras, no VIII Grande Simulado da Micareta. A ação foi realizada nesta terça-feira, 23, na avenida Presidente Dutra, envolvendo diversos órgãos de socorro e prevenção a desastres.

A primeira equipe a atuar foi a Polícia Civil, contendo e fazendo a condução do atirador. Em seguida, as equipes da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar realizaram a segurança do local para o Corpo de Bombeiros e o SAMU atuarem.

Classificando os estudantes da área da saúde, que simularam vítimas do atentado, em zonas: verde, amarela, vermelha e preta, a equipe do SAMU, bombeiros e entre outras, puderam atuar de forma alinhada e sincronizada no encaminhamento das vítimas.

“Essa classificação é chamada de método Start. Através de uma triagem por gravidade, as vítimas são levadas às zonas, facilitando o transporte e socorro ágil e com segurança”, explica a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.

A Defesa Civil fez a articulação para o atendimento e a garantia de que as outras instituições pudessem atuar. “No segundo momento atuamos no processo de isolamento e avaliação dos danos causados e verificamos se existiam outros riscos. Fazemos interlocução, avaliação e organização do processo de incidente”, explica o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo.

Segundo a tenente da Polícia Militar, Jaqueline Nascimento, o órgão está preparado para atuar em situações como essa. “É uma situação familiar para a nossa corporação, porque somos treinados para isso e sabemos como agir”, afirma.

Por meio dessa estratégia, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho visa analisar a otimização do tempo resposta à população diante de uma situação de desastre. A ação acontece anualmente com o objetivo de sincronizar as equipes que trabalharão durante a festa.

A organização contou com a parceria do Exército, Defesa Civil, Policia Militar, Policia Civil, Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Meio Ambiente, Superintendência Municipal de  Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros.