Profissionais da Saúde são atualizados sobre o cuidado de pacientes com estomas

17/4/2019, 17:34h | Foto: Raylle Ketlly

Diante do número de pacientes com estomas - é geralmente uma abertura cirúrgica da parede abdominal para o uso da bolsa de colostomia ou, em alguns casos, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos – a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um treinamento especializado para os profissionais da rede - urgência e emergência, na manhã desta quarta-feira, 17. O evento ocorreu no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na SMS.

“Percebemos que a quantidade de pacientes ostomizados tem crescido no município, por isso a realização dessa capacitação com os profissionais da rede municipal para melhor acolher essas pessoas e que elas recebem a orientação e o suporte necessários”, afirmou a enfermeira referência técnica em doença falciforme e palestrante, Luciana Brito.

A enfermeira e estomoterapeuta, Rayssa Cerqueira, apresentou dispositivos e produtos que podem ser usados durante a troca da bolsa de colostomia e as principais complicações que podem ocorrer. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade da assistência prestada a esses pacientes”, reforçou.

Atualizar e capacitar os profissionais para um atendimento especializado são práticas incentivadas pelo governo do prefeito Colbert Martins da Silva Filho para que toda a rede de saúde esteja preparada em qualquer situação.