Projeto da Prefeitura estimula a prática de exercícios e o consumo de alimentos saudáveis

17/4/2019, 11:42h | Foto: Raylle Ketlly

Incentivar a prática de atividades físicas e o consumo de alimentos mais naturais é o que propõe o projeto “Desafio vida saudável”, lançado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Coordenado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o projeto começou na Unidade de Saúde do Corredor dos Araçás, na manhã de terça-feira, 16.

Durante as atividades de rotina, os profissionais perceberam que os pacientes tinham interesse em mudar a alimentação, incluir atividade física no dia a dia e ter uma vida saudável, mas não sabiam como.

Diante disso, a equipe do NASF XV elaborou o desafio a partir da avaliação dos exames de cada paciente, propondo-lhes novos hábitos alimentares com uma sugestão de cardápio. “Retiramos completamente o consumo de embutidos, excesso de sal e açúcares e substituímos os alimentos gordurosos por aqueles ricos em nutrientes”, afirmou a nutricionista, Lívia Souza.

Após esse primeiro passo de triagem e inclusão de um cardápio saudável, a educadora física e nutricionista, Ana Paula Moura, pretende estimular a rotina de exercícios. “Além das atividades realizadas na unidade, fizemos um grupo em um aplicativo de mensagens onde eles serão estimulados através de vídeos e sessões de exercícios produzidos por mim para reproduzir em casa”, explica.

Durante a distribuição dos cardápios, estudantes de Nutrição ensinaram receitas de molhos para saladas que podem diversificar o sabor para aqueles que não gostam de hortaliças.

Daqui a seis meses serão solicitados novos exames a fim de verificar as mudanças ocorridas durante esse período. O projeto “Desafio vida saudável” vai contemplar também as unidades de saúde do Fulô e toda a rede da Academia da Saúde.