Pais e responsáveis conhecem política da Seduc para a inclusão de crianças com microcefalia

12/4/2019, 17:54h |

Mães de crianças com microcefalia conheceram esta quinta-feira, 11, as ações de apoio pedagógico disponibilizadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho. Elas participaram de uma roda de conversa que abordou o tema “Os direitos dos estudantes com microcefalia e a prática de inclusão na Rede Municipal de Educação”. O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, SMS, foi promovido pelo Projeto Aconchego, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto educativo Aconchego, de iniciativa da SMS, conta com uma equipe multidisciplinar da Vigilância Epidemiológica que reúne profissionais da área de enfermagem, medicina, assistência social, entre outros. Atende mães que tiveram a síndrome congênita do zika vírus. A roda contou com a presença da chefe da Divisão de Educação Especial da Seduc, a professora Rosemeire da Silva Oliveira.

Após a epidemia do zika vírus em 2016, a expectativa é que no ano de 2020 dezenas destas crianças ingressem nas escolas públicas. A Rede Municipal de Educação oferece matrícula regular, atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais com Atendimento Educacional Especializado, professores auxiliares para acompanhamento pedagógico e cuidadores nas creches.

A professora Rosemeire Oliveira apresentou o trabalho da Educação Inclusiva e tirou as dúvidas das mães. “É importante lembrarmos que todas as crianças têm o direito a estudar, independentemente de qualquer coisa. Esse contato direto com os pais e responsáveis garante transparência sobre o nosso trabalho e tranquiliza as mães sobre a expectativa para os próximos anos”, destaca a professora.

A Seduc também conta com o apoio de instituições parceiras como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE; a Cromossomos XXI; Crescer Cidadão; Fundação Comendador Jonathas Telles de Carvalho e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPsi).