Novos professores do Se Liga e Acelera Brasil recebem formação inicial

9/4/2019, 9:17h | Foto: Tarcilo Santana

Acolhimento e olhar diferenciado. Foram estas palavras que introduziram os novos professores das turmas do Se Liga e Acelera Brasil aos programas. Recentemente aprovados no concurso para atuar na Rede Municipal de Educação, estes profissionais participaram de uma formação esta segunda-feira, 8, para conhecer a dinâmica das aulas e o perfil de seus futuros alunos.

“Um olhar sensível para estes alunos é extremamente importante, mas não é um olhar de pena. Eles precisam de acolhimento; precisam ser integrados às atividades escolares. Além de fortalecer o seu aprendizado, eles precisam refletir e se enxergar enquanto sujeitos capazes”, orienta a coordenadora dos programas, professora Lisandra Sampaio.

Até esta quinta-feira, 11, estes professores participam de mais três encontros – docentes que já atuam nessas turmas também podem assistir às formações. A capacitação dos profissionais de educação é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho.

Ao longo da semana, serão discutidos aspectos como vivência de uma aula de alfabetização, a valorização da leitura, fluxo das aulas, educação ambiental, física e artística, o papel do mediador, os desafios, matrizes de habilidades e competências, materiais didáticos utilizados, entre outros.

Os programas

O Programa Se Liga objetiva garantir a alfabetização das crianças na idade certa; já o Acelera Brasil, visa contribuir para que o aluno alcance, em um ano, o nível de conhecimento esperado para avançar em sua escolaridade. Ambos são desenvolvidos pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Educação.

O percentual de alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Educação – que compreende as turmas de 1º ao 5º ano – atendidos pelos programas que apresentam distorção idade-ano caiu de 49,5%, em 2014, para 26% em 2018.