Prefeitura celebra dez anos de implantação do NASF

3/4/2019, 9:36h | Foto: Camila Novaes

A Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica, comemorou, na segunda-feira, 1º de abril, os 10 anos de implantação do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). No auditório Dr. João Batista Cerqueira, profissionais relembraram a evolução do trabalho e a promoção na qualidade de vida dos usuários do serviço.

Só em 2018, as 21 equipes dos NASF realizaram 35.125 atendimentos individuais, 8.674 coletivos e 2.352 domiciliares. Cada grupo tem em sua composição nutricionista, psicólogo, educador físico, assistente social, fisioterapeuta e farmacêutico.

Para a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, o serviço tem cumprido o seu papel e a gestão busca disponibilizar o melhor para a efetivação das ações desenvolvidas pelo grupo. “Que possam vir mais e mais 10 anos, com ofertas e ações brilhantes para a comunidade”, ressalta.

Entre as atividades promovidas pelo NASF, estão grupos de práticas corporais e terapêuticos, promoção no cuidado integral e reabilitação da saúde dos usuários. Mais atividades lúdicas, viagens e passeios com a criação de um vínculo forte entre profissionais e comunidade são promovidos pelo serviço.

A população segue acompanhada pelas equipes nas Unidades de Saúde da Família e também na Academia da Saúde, no Parque Erivaldo Cerqueira, nas Baraúnas.

De acordo com a enfermeira referência, Jamiley Dias, a Atenção Básica consolidou o serviço em muitas localidades, modificando a realidade de saúde dos usuários. “Dados de morbidade melhoraram, a condição de saúde e a qualidade de vida passaram por intervenção direta do trabalho desenvolvido pelo NASF. Acredito que estamos trilhando o caminho certo, com profissionalismo e discernimento”.