No Dia Mundial do Autismo, Escola Cícero Carvalho promove conscientização sobre o transtorno

2/4/2019, 18:55h | Foto: Divulgação

A inclusão é uma realidade na Escola Municipal Doutor Cícero Carvalho, do bairro Jardim Cruzeiro. No turno oposto ao de suas aulas regulares, todas as 15 crianças autistas da unidade de ensino são atendidas na Sala de Recursos Multifuncionais, onde participam de atividades adaptadas para auxiliar no seu desenvolvimento pedagógico. A atenção especial a este público é uma orientação do prefeito Colbert Martins Filho.

São jogos para exercitar a coordenação motora, construção de instrumentos musicais, maior utilização de imagens, entre outras práticas. Todas têm o objetivo de reforçar o aprendizado desses alunos estimulando seus sentidos, principalmente tato, visão e audição.

A Rede Municipal de Educação tem aproximadamente 3.074 crianças com deficiência, dos quais 250 são autistas. Nesta terça-feira, 2 de abril, dia mundialmente dedicado à conscientização sobre o transtorno, as professoras da unidade de ensino organizaram várias atividades de reflexão e conscientização sobre o autismo e a relação das crianças com o ambiente escolar.

Pais e mães das crianças participaram do evento, que contou com participação da educadora física Deise da Silva Santos Cardoso e da psicóloga Stefane Machado Silva – a primeira realizou um circuito de atividades físicas para os alunos; e a segunda ministrou palestra para pais e funcionários da escola sobre o autismo, seus desafios e possibilidades.

“Sempre buscamos realizar atividades que favoreçam o desenvolvimento das crianças, além de parcerias com as famílias e outros organismos colaboradores”, diz Ana Márcia Oliveira, professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Cícero Carvalho e uma das organizadoras do evento. Ela afirma que levar essa mensagem para a escola também faz das crianças que convivem com os autistas seres humanos melhores, já que eles aprendem sobre respeito às diferenças desde cedo.

A professora Rosemeire Oliveira, chefe da Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, pontua que o trabalho realizado pelas professoras das Salas de Recurso é extremamente relevante para o desenvolvimento das crianças autistas. “É muito importante, pois reforça o conhecimento que lhes é passado regularmente, mas de forma mais acessível e interessante para eles”, destaca.