Servidores municipais participam de jornada realizada pela CGM

27/3/2019, 7:57h | Foto: Washington Nery

Servidores responsáveis pelos processos administrativos, contratos, licitações, entre outros setores relacionados ao financeiro, das secretarias municipais, participaram, nesta segunda-feira, 26, da Jornada Administrativa, que é realizada anualmente pela Controladoria Geral do Município.

A jornada foi realizada no Auditório da Secretaria de Saúde, que teve como facilitador o controlador Geral do Município, Paulo Nunes, e a participação de Antônio Dourado, do Departamento de Assistência aos Municípios do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios).

“O que buscamos é a reciclagem deste pessoal, fazer os ajustes prioritários e a padronização de procedimentos”, afirmou Paulo Nunes. “E os resultados nos últimos anos são altamente satisfatórios”. Ou seja: ao conhecer o conteúdo do Manual de Controle Interno, o servidor evita erros.

A redução de notificações por parte dos órgãos controladores, como vem acontecendo no governo do prefeito Colbert Martins Filho, é evidência de que os servidores estão mais eficientes, a partir dos conhecimentos. “A administração é dinâmica”.

Ele disse que o Manual é aberto às mudanças e atualizado ao longo do exercício. “O poder público não pode fazer o que acha correto. Mas o que está previsto na lei”. Para o controlador, às vezes em situações que exigem interpretações, o servidor deve usar a razoabilidade na tomada de decisão.

Para Edmilson dos Santos, que trabalha no CEAF (Centro de Atendimento ao Feirense) há um ano e que participou da Jornada pela primeira vez, os novos conhecimentos tornam os servidores mais eficientes. “E saber, conhecer, nunca é demais”.

Durante a explanação, Paulo Nunes tirou as dúvidas dos servidores nos mais variados temas.