Novos focos do mosquito da dengue são encontrados em Jaguara

16/3/2019, 19:33h |

Os agentes de endemias encontraram novos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, neste sábado, 16, durante a Ação Global Saúde e Comunidade no Distrito de Jaguara. 38 amostras de larvas foram coletadas dentro das residências, estas já trabalhadas pela Prefeitura.

De acordo com Edilson Matos, coordenador de endemias, o descuido da população com o armazenamento de água é preocupante. “Todas essas casas onde as larvas foram encontradas já haviam sido trabalhadas pelos profissionais. Porém, mesmo após a remoção dos focos e orientação feita a comunidade, nos surpreendemos hoje ao encontrar os ambientes com depósito de água parada novamente”, relata.

Durante as inspeções em bares, praça e imóveis, os agentes reforçaram a importância da população apoiar o controle da dengue e eliminar todo material que possa vir a ser um criadouro. O prefeito Colbert Martins esteve acompanhando a ação de bloqueio no local.

Mesmo após a aplicação de larvicida e inseticida, Edilson Matos alerta que os cuidados devem ser mantidos. “O inseticida não tem poder residual, ele irá eliminar apenas os mosquitos adultos. Portanto, mesmo após a passagem do agente, a população deve continuar a cuidar do ambiente. A responsabilidade de combater o mosquito é de todos nós, das autoridades sanitárias e também do cidadão”, destaca.