Mulheres são homenageadas pela Secretaria de Saúde

8/3/2019, 16:58h | Foto: Camila Novaes

Nos bairros e na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), funcionárias e pacientes atendidas nas unidades foram homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8. A data foi marcada por reflexão sobre conquistas e lutas da classe, como também por momentos de relaxamento, com dia de beleza e atividades laborais.

A diretora de Rede Própria, Joana Queiroz, abriu as homenagens na Secretaria com uma mensagem de reflexão sobre a contribuição de cada pessoa para a efetividade das mudanças necessárias na vida. Ela aproveitou o momento para incentivar o cuidado a saúde, a mente e ao corpo, abrindo as atividades laborais, realizadas por educadores físicos do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Dinâmicas, momento de beleza e sorteios de brindes também fizeram parte da programação realizada na sede da SMS com as servidoras.

Nas Unidades de Saúde, pacientes foram recebidas de forma diferenciada. No Povoado de Galhardo, Distrito Governador João Durval Carneiro, a recepção foi feita pelos médico e fisioterapeuta com a distribuição de rosas. Enquanto isso na Fraternidade, um café da manhã, com decoração especial, foi servido a comunidade.

A data também lembrou a luta contra a violência à mulher. A Ronda Maria da Penha esteve presente no bairro Panorama. O momento foi de bate-papo, com pacientes atendidas na Unidade e acompanhadas pelo NASF 7, sobre a importância de realizar as denúncias e a rede de proteção existente.

A comemoração referente ao mês da mulher continuará, durante todo o mês de março, com ações para a comunidade e capacitações para os profissionais de saúde durante a I Jornada Pedagógica de Atenção a Saúde da Mulher que acontece na SMS.