Simulado de evacuação mostra como a informação salva vidas

1/3/2019, 14:51h | Foto: Jorge Magalhães

O som da sirene do Corpo de Bombeiros Militar deixou todos em alerta. Dentro da Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo, no Feira IX, alunos e professores começam a sair das salas, em fila, de forma organizada, para uma área externa da instituição. Bombeiros Civis ajudam no processo. Um vazamento de gás de cozinha foi o motivo da evacuação.

Com procedimento padrão de evacuação, apenas um aluno foi removido para uma unidade de saúde. Nenhuma morte registrada. Tudo deu certo, pois professores, alunos e funcionários da escola estavam preparados para qualquer tipo de emergência.

A narrativa acima se trata de um simulado promovido pela Coordenação de Proteção e Defesa Civil, em parceria com Bombeiros Militar e Civil. Mas poderia ser real. Se fosse, professores estariam preparados para agir.

Preparação começou na quarta-feira

O Corpo de Bombeiros começou a preparar para o simulado alunos, professores e funcionários da escola na quarta-feira, 27 de fevereiro. Foram passadas todas as informações pertinentes para atuação em caso de situação de emergência. Cada detalhe pode ajudar a salvas vidas.

“A ideia é instruir as pessoas de como agir, sem pânico, para que possam sair do local sem risco. Esse aprendizado é fundamental para que não haja perda de vidas. E serve para qualquer tipo de emergência”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Pedro Américo.

A instrução foi ministrada pela sargento Valquíria, do 2º Grupamento de Bombeiros Militar. O simulado fez parte da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Conhecimento deve ser passado para toda população

A diretora da instituição, Denise Freitas (foto), mergulhou de cabeça nas orientações. E ressaltou a importância de o conhecimento ser passado para todos. “Toda gestão da escola, passando pelos funcionários, até os alunos, estavam comprometidos com o simulado e o aprendizado. Saiu tudo perfeito, ainda bem”.

Recentemente, no segundo dia de palestras da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, Pedro Américo falou sobre a criação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, principalmente nos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo ele, quando a população tem as informações de como proceder nesses casos, muitas vidas poderão ser poupadas. “Precisamos chamar todos para participar e mostrar a elas como agir nesses casos. Isso através de informações, simulados etc”.

Lembrando do caso do incêndio no Residencial Iguatemi I, na Mangabeira, Pedro Américo explicou, que naquele caso específico, o fogo não atingiu os apartamentos. “Com a informação, certamente as pessoas ficariam em seus apartamentos, com as janelas abertas, até o socorro chegar. As mortes poderiam ser evitadas”.

Prefeito e secretário também comparecem

O prefeito Colbert Martins Filho marcou presença na Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo antes da realização do simulado. O gestor municipal conversou com alunos e professores, destacando a importância do que iria acontecer mais tarde.

O secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Pablo Roberto, também esteve presente.