Rede Municipal vai ganhar três novas creches e reforma 20 escolas

15/2/2019, 17:39h | Foto: Karine Mascarenhas

A Rede Municipal de Educação de Feira de Santana começa o ano letivo de 2019 com diversas obras em andamento. Estão em construção três novos centros municipais de Educação Infantil, que também são chamados de creches, localizados nos bairros Aviário, Asa Branca e Sitio Mathias; e ainda duas escolas de ensino fundamental, localizadas no distrito de Maria Quitéria, e outra, no bairro Brasília. Além destas, 20 escolas estão em reforma.

Os novos CMEI´s seguem o padrão arquitetônico das creches da Rede Municipal de Educação, com oito salas de aula, sala de leitura, de multimídia, biblioteca, diretoria, secretaria, sala de reunião/professores, almoxarifado, copa, cozinha, lavanderia, área de serviço, depósito, sala para perecíveis, rouparia, vestiários, lactário, repouso, solário, parquinho para recreação, anfiteatro, refeitório e os sanitários.

A Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, do bairro Brasília, que foi municipalizada, também ganhará um novo prédio – que está sendo construído ao lado do Centro Municipal de Educação Infantil Luzia de Almeida Souza, no bairro Irmã Dulce.

Já a nova escola do distrito de Maria Quitéria será de grande porte e conta com dez salas de aula. Localizada em região quilombola, a unidade de ensino terá refeitório, ginásio de esporte coberto, auditório, biblioteca, sanitários, secretaria, diretoria e salas de reunião.

Reformas

Vinte unidades de ensino estão em reforma e outras 31 estão recebendo serviços de pequeno porte. Dentre aquelas que estão sendo recuperadas estão a Julieta Frutuoso de Araújo, do distrito de Tiquaruçu; Doutor Francisco Martins da Silva, de Maria Quitéria; Centro Municipal de Educação Infantil Marília Queiroz Silva, do bairro Nova Esperança; e o Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (centro), que ganhou uma nova sede e está quase pronto. Dessas escolas, várias estão sendo ampliadas.

Também passam por reformas de menor proporção as escolas Horácio Silva Bastos, no Caseb; Godofredo Coutinho Pereira, também em Tiquaruçu; Valdemira Alves Brito, no Tomba; e Otaviano Ferreira Campos, tanto a escola localizada no Novo Horizonte quanto a do distrito de Ipuaçu – são homônimas. Estas unidades de ensino também estão sendo ampliadas. A Escola Municipal Chico Mendes também passa por uma reforma geral, mas o prédio não aumentará.

Já em relação a pequenos reparos, como serviços de estrutura e pintura geral, foram contempladas as unidades de ensino: Doutor Rubens Carvalho – assim como também seu anexo, na Pampalona; a Maria do Carmo Góes, no distrito de Humildes; Elcida Ramos de Souza, no Jomafa, que acabou de ser municipalizada; Otávio Mansur de Carvalho, no bairro São João; e Áureo de Oliveira Filho, nos Capuchinhos.

Novo Joselito Amorim

O Joselito Amorim passa por uma das maiores reformas estruturais da Rede. Com capacidade para atender mais de um mil alunos, a escola será a primeira a contar com uma cozinha totalmente industrial, além de dispor de um novo jardim sensorial, um auditório, um amplo pátio coberto, rampas para garantir a acessibilidade e refeitório.