Peças teatrais levaram mensagem da importância da leitura nas praças do CEU

11/2/2019, 18:9h | Foto: Letícia Daltro

Espetáculos que incentivaram a leitura de forma lúdica e com muito bom humor marcaram a programação do projeto "Cultura nas Praças do CEU", neste final de semana, nos bairros Cidade Nova e Jardim Acácia. Na última sexta feira, 08, no CEU/Jardim Acácia houve interação e riso solto, com o espetáculo “O espantalho brincalhão”, protagozinado por um amante da leitura que se aventura em muitas histórias, em seus livros. O espetáculo foi levado pela companhia "Contos de Grim".

Na tarde do sábado, 09, a programação também priorizou o incentivo a pela leitura. Uma releitura do clássico "Dom Quixote" proporcionou uma experiência única para as crianças do bairro, com um enredo bastante próximo de suas realidades. O espetáculo “Dom Quixote e as aventuras de Majú” evidenciou a possibilidade de viajar a partir da leitura.

O teatro estava lotado. Tanto crianças, como adultos e idosos se encantaram com as peripécias de sancho pança, o escudeiro atrapalhado de Dom Quixote.

O aposentado Juscelino Ribeiro da Silva, 73, acompanhado da sua esposa e filha, levou os dois netos para assistir, e proporcionou a família um lazer raro. “Nós não temos muito costume de ir ao teatro, mas achamos muito interessante. Esse um momento lúdico,desperta aquela criança que está dentro da gente”, afirmou Juscelino.

As atividades voltadas à cultura tem aumentado o público das praças CEU’s. A diretora da peça, Denise Chaves, explica a importância do incentivo. “A arte motiva essas crianças, idosos, adultos, em geral, que às vezes não tem acesso. Muitas pessoas acham que não gosta, mas experimentaram. E na maioria das vezes, é caro, e tem gente que não tem dinheiro nem pra comer”, observou. 

Lay Ribeiro, coordenadora da praça CEU/Cidade Nova observa a movimentação do público que está sempre presente na praça e afirma que a cultura conquista a comunidade. “Conseguimos visualizar que a comunidade está prestigiando esse projeto. É um projeto novo, mas está valendo a pena fazer. E a nossa maior conquista vai ser a permanência dele”, revelou.

As apresentações continuam até o dia 22 de fevereiro e o público ainda poderá aproveitar o próximo sábado, 16, no CEU/ Jardim Acácia e CEU/ Cidade Nova, apresentando respectivamente “Maria Escombone e o seu violão Encantado” e a peça “Cosmonave”, às 17h00. A iniciativa do Governo Municipal, através da Fundação Egberto Costa, tem o objetivo de fomentar a arte e a cultura para a população feirense.