Controle para evitar entrada de armas no circuito da Micareta será mais rigoroso, diz PM

11/2/2019, 17:24h | Foto: Jorge Magalhães

As estratégias para proporcionar aos foliões uma Micareta mais segura foram apresentadas pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira, 11, durante a segunda reunião da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Novidades para o controle de acesso de foliões entrarão em vigor nesta edição da festa, que acontece entre os dias 25 e 28 de abril.

“Nosso objetivo é a cada edição da festa acabar com essa mística de que a Micareta de Feira é violenta. O controle de acesso, para que não entre armas no circuito será feito com mais rigor ainda em relação aos outros anos, inclusive nos períodos do dia em que a festa ainda não está acontecendo”, destacou o Major Lucio.

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, os esforços estão concentrados na segurança. “Nossa festa não é violenta. Mas a cada ano a gente se esforça mais ainda para ser tranquila aos foliões. Por isso estamos focados, junto com as forças de segurança envolvidos no planejamento da festa”.

Nova localização das barracas

A sugestão, levantada na primeira reunião da FPI deste ano, em fazer a mudança do local das barracas para o canteiro central não foi aprovada para este ano. Porém, ela será rediscutida para ser colocada em prática a partir de 2020.

De acordo com o secretário, a questão foi de segurança. Como o planejamento já está sendo elaborado desde o ano passado, seria inviável mudar todo planejamento para adequar a mudança das barracas.

Estruturas e fiscalizações

Durante a reunião, outras demandas de fiscalizações e estrutura da festa foram debatidas. Um desses assuntos foi a rigorosidade no cumprimento da lei que exige do motorista de trios elétricos o curso de carga divisíveis. Este ano não será permitido condutor que não detêm o curso.

O secretário Edson Borges alertou também aos barraqueiros para o cumprimento dos prazos. Neste ano, na quarta-feira, 24 de abril – dia que antecede a abertura oficial da festa – toda instalação elétrica já deve estar pronta.