Obstetra alerta para importância do pré-natal na prevenção a hipertensão

7/2/2019, 8:57h |

A assistência para gestantes é assegurada pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, nas consultas de pré-natal. O acompanhamento correto facilita o diagnostico precoce de algumas doenças e promove uma gestação mais segura para a mulher e o bebê.

Entre as principais patologias diagnosticadas está a hipertensão, que pode ser desenvolvida durante a gravidez ou já acompanhar a mulher antes mesmo da gestação. Para evitar tais riscos e identificar condições desfavoráveis, a obstetra e ginecologista, Rita Cristina Carvalho, alerta para a atenção ao pré-natal. “Com as consultas e exames é possível detectar este e outros problemas e tratá-los, evitando complicações e agravos neste período”, ressalta.

Ainda de acordo com a ginecologista, a paciente que deseja engravidar pode ser acompanhada antes mesmo de suspender os métodos contraceptivos. “A partir dessa decisão, a paciente vai receber todas as orientações necessárias e caso tenha alguma comorbidade, como diabetes e hipertensão, os cuidados deverão ser redobrados para um controle da doença, antes de adentrar a gestação”, pontua.

Dentre a rede de cuidados, estão os testes rápidos, exames laboratoriais, ultrassonografia e agora também o acompanhamento de pré-natal do homem, onde são realizados o acompanhamento do pai ou companheiro da gestante para o diagnóstico de possíveis IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Para iniciar o acompanhamento é necessário se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência portando documento de identidade com foto, cartão SUS e cartão de saúde da família.