Feira recebe o 10º Encontro de Muares no dia 24

6/2/2019, 16:19h | Foto: Cau Preto

Muladeiros de diversos estados brasileiros têm encontro marcado em Feira de Santana, no próximo dia 24 de fevereiro, durante o 10º Encontro de Muares. O evento deve reunir cerca de 500 animais de pelo menos seis estados brasileiros para um passeio pelas ruas da cidade e se consolida como o segundo maior evento do gênero a nível nacional, mas o primeiro em estrutura.

Apaixonado por muares, o organizador do evento, Carlos Alberto Ferreira de Souza, mais conhecido como Carlô, mantém um plantel de mais de 100 animais. E convida os criadores e adeptos da montaria a prestigiarem o evento. Mas faz um alerta: “Neste encontro, só muares!”

A cavalgada pelas ruas da cidade será realizada no dia 24, a partir das 10hs. A concentração será na rua Campina Grande, imediações do imóvel de número 149, no final da avenida Maria Quitéria, próxima ao viaduto. De lá, os muladeiros seguem pela avenida Maria Quitéria, pegam a avenida Getúlio Vargas até a Prefeitura, seguem pela rua Visconde do Rio Branco, rua Conselheiro Rui Barbosa, retorna pela Praça do Nordestino, segue pela avenida Senhor dos Passos, avenida Getúlio Vargas, avenida João Durval Carneiro, contorna o Shopping Boulevard e retorna ao ponto de concentração.

Criado há 10 anos, o Encontro de Muares evidencia a importância da criação deste animal de tração para o desenvolvimento da região e a versatilidade dele em diversas atividades. “Em princípio, os muares eram vistos como animais de tração de carroça. Hoje, a importância dele vem tendo outros destaques e muita valorização, sendo que os burros participam de provas de tambor e também de vaquejada, além, é claro de montarias. São ótimos para passeios”, frisou Carlô.