Gestantes cadastradas em Unidades de Sa˙de recebem repelentes

4/2/2019, 17:25h |

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou momentaneamente o critério de distribuição de repelentes. Agora além de gestantes beneficiadas pelo programa social Bolsa Família, todas as mulheres em fase de gestação cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde podem receber o frasco. A medida visa promover uma maior proteção ao público devido o aumento de notificações das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Neste mês de janeiro, 561 casos suspeitos de dengue foram notificados em Feira de Santana, desses 89 estão confirmados para a doença. Os números colocam o município em situação de alerta e medidas estratégicas estão sendo tomadas a fim de controlar e prevenir os possíveis casos.

“O uso do repelente tem como intuito prevenir contra a picada de insetos que podem transmitir Dengue, Zika e Chikungunya durante a gestação. O seu uso é essencial”, ressalta a referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães.

Todas as unidades estão abastecidas com os produtos. As instruções de uso são dadas no momento da entrega. “A retirada deve ser feita na unidade a qual ela é cadastrada. Para isso é necessário ter em mãos documento de identificação com foto”, pontua Alessandra.

Mesmo com a utilização dos repelentes, outras medidas não devem ser descartadas. Para uma maior segurança, é importante manter o ambiente limpo e fiscalizar a presença de possíveis criadouros, como vasos, garrafas pet, pneus, calhas, pratos de plantas, entre outros locais que podem acumular água parada.