Programa AABB Comunidade já ofereceu atividades socioeducativas a 1.800 crianças e adolescentes

28/12/2018, 8:29h | Foto: Tarcilo Santana

Aproximadamente 1.800 alunos foram atendidos pelo AABB Comunidade desde que o programa foi estabelecido em Feira de Santana, no ano 2000, em parceria com a Prefeitura. A iniciativa tem foco na integração entre a família, escola e a comunidade.

O programa atende a estudantes das redes municipal e estadual, dos 7 aos 17 anos; oferece atividades extracurriculares com foco na leitura, escrita e produções artísticas principalmente para aqueles que apresentem dificuldades no processo de aprendizagem.

Cerca de 70% dos alunos atendidos são da Rede Municipal de Educação. Neste ano, das sete escolas atendidas, cinco são municipais: Diva Matos Portela, Margarida Lisboa de Oliveira, Doutor Cícero Carvalho, Elizabeth Johnson e Luís Alberto da Associação União e Força.

Ao longo de todo o ano letivo, cerca de 100 alunos frequentaram as atividades na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no contraturno das aulas regulares; eles participam ainda de diversas atividades pedagógicas e esportivas, como natação, capoeira, voleibol, futsal, recreação e dança.

Aprendem muito nas atividades

Para Liliane Sandes (foto), professora da Rede Municipal e coordenadora do programa, o impacto do Programa AABB Comunidade na vida dos alunos é muito positivo. “Além do reforço concentrado nas dificuldades de aprendizagem, eles aprendem muito também nas demais atividades”, avalia.

Ivamara Bastos, chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, diz as ações do programa favorecem o incentivo à leitura e também à cidadania. “Por conta delas, muitos estudantes acabam descobrindo habilidades esportivas e também desenvolvem maior gosto e compromisso para com suas responsabilidades escolares”, aponta.

Felipe melhorou as notas e fez novos amigos

Felipe Clay Coelho Santos, de 8 anos, aluno do 2º ano da Escola Municipal Doutor Cícero Carvalho, do bairro Jardim Cruzeiro, conta que conseguiu mais do que melhorar suas notas a partir do programa. “Eu fiz muitos amigos. Na escola, eu me relaciono mais com o pessoal da minha turma, e aqui eu estudo com amigos maiores”, conta.

Sua mãe, Fernanda Santos, diz ter percebido mudanças no comportamento da criança pelo bom relacionamento com os demais. “Ele tem um irmão, mas que já está com 19 anos, e cursando faculdade. Então, ele acabava ficando só, era muito agitado; agora está mais calmo”, relata. Fernanda também está satisfeitas pelas notas de Felipe, cada vez melhores.