Mais de 12 mil viagens com pacientes que fazem tratamento fora do domicílio realizadas este ano

20/12/2018, 15:30h |

Pacientes de Feira de Santana que precisam realizar tratamento médico por meio do SUS em outras cidades tem a disposição transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. O TFD (Tratamento Fora do Domicílio) garantiu só este ano, entre os meses de janeiro a novembro, 12.222 viagens com 8.837 acompanhantes.

A autorização do serviço é concedida através da comprovação da marcação de consulta e/ou exame na clínica ou hospital de tratamento. A liberação de acompanhante para viagem também pode ser feita mediante justificativa detalhada pelo médico que assina o laudo.

Edorian utiliza o serviço de segunda a sexta

Edorian Ferreira é uma das pessoas que utilizam o serviço. Desde 2010, ela necessita ir para tratamento em Salvador devido a problema de coluna, hérnia de disco e fibromialgia. Atualmente, a paciente tem feito viagens cinco dias na semana, segunda a sexta.

“Eu sempre sou atendida bem. O carro sai no horário certo, nunca faltou transporte. O motorista busca em casa e espera terminar o tratamento no hospital para me trazer de volta”, ressalta Edorian.

O TFD disponibiliza de ônibus com saídas do terminal central, carros pequenos e ambulâncias para os pacientes mais debilitados. A solicitação do serviço é feita de segunda a sexta, no próprio setor que fica na Secretaria Municipal de Saúde. Para tanto é necessário ter em mãos documento de identidade com foto, CPF, cartão SUS, comprovante de residência, relatório médico e o comprovante da marcação na unidade.