Jovens e adultos também devem participar do Feira Que Te Quero Ver 2019

20/12/2018, 15:23h | Foto: Tarcilo Santana

A Secretaria Municipal de Educação pretende expandir o programa "Feira Que Te Quero Ver" em 2019. A ideia é incluir também todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação que oferecem Educação de Jovens e Adultos, o que representa um total de 22 escolas. Com a mudança, o programa passaria a atender 48 unidades escolares – atualmente, são 26 escolas de Ensino Fundamental II envolvidas no projeto.

O “Feira Que Te Quero Ver” visa promover a difusão do patrimônio histórico-cultural do município a partir do estudo dirigido e da visitação de estudantes e professores aos bairros, distritos e entorno das escolas, além de incentivar o uso da tecnologia a favor da educação.

Três projetos pilotos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologias da Secretaria de Educação também devem ser ampliados no próximo ano. Um deles é o “Introdução ao Ensino de Lógica e Programação”, que transforma ensinamentos das áreas de ciências da computação e lógica em habilidades e competências necessárias para a resolução de problemas ou até mesmo a criação de aplicativos.

Aproximadamente 150 alunos foram atendidos pelo projeto em 2018 - sendo cinco turmas de 5º ano de 5 escolas municipais. A Secretaria pretende dobrar o número de unidades de ensino contempladas, chegando a dez. As outras duas iniciativas são os projetos “Criativos” e o “Janelas para o Futuro”.

O primeiro busca introduzir recursos tecnológicos no cotidiano das classes infantis para obter maior envolvimento dos alunos com as tecnologias computacionais e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Já o segundo é uma iniciativa de inclusão digital da Seduc em que os participantes têm contato com noções e ferramentas básicas de computação – como Word, Excel e PowerPoint –, aprendem a elaborar currículos e cartões de visita e recebem dicas para conseguir um emprego.

Ambos foram iniciados em setembro deste ano; a ideia agora é começar as atividades já no primeiro semestre de 2019.

Todas estas propostas foram discutidas nesta segunda-feira, 17, na última reunião de avaliação do Departamento de Ensino da Secretaria de Educação deste ano. No encontro, foram avaliados os resultados pedagógicos obtidos em 2018 e discutidas propostas para o Plano de Ação do próximo ano letivo.