Prefeitura anuncia lançamento de editais para projeto centro e duplicação do viaduto Chico Pinto

17/12/2018, 17:47h | Foto: Washington Nery

A Prefeitura de Feira de Santana anunciou, nesta segunda-feira, 17, lançamentos de edital cujas empresas vencedoras vão elaborar projetos executivos para requalificação do centro da cidade e a duplicação do Viaduto Deputado Chico Pinto – que liga as avenidas Getúlio Vargas e Noide Cerqueira, sobre a avenida Eduardo Fróes da Motta.

Os editais serão publicados dentro de mais alguns dias pelo Departamento de Licitação. “A licitação pública nos oferece a transparência necessária e obrigatória”, afirmou o prefeito Colbert Filho, durante entrevista coletiva, no Paço Municipal Maria Quitéria, sede administrativa do governo municipal. E obedecerão os trâmites que a lei faculta.

As intervenções no centro serão feitas numa área de aproximadamente 730 mil metros quadrados, formada pela avenida Presidente Dutra, rua Carlos Valadares, rua Barão de Cotegipe e avenida de Canal, com a revitalização dos passeios, praças, ruas Sales Barbosa e Marechal Deodoro e avenida Senhor dos Passos, entre outras.

Duplicação de pistas do viaduto deve ser concluída em 2020

O investimento na duplicação das pistas do viaduto será de quase R$ 7 milhões e o projeto executivo deverá ser apresentado dentro de 90 dias. A largura do equipamento vai aumentar em mais do dobro: passará de sete metros para 16 metros. A expectativa, diz o secretário de Planejamento, Carlos Brito, é de que a obra será concluída em 2020.

O secretário argumenta que a duplicação do viaduto vai favorecer significantemente o trânsito para aquela região, que mudou muito nos últimos anos, com a abertura da avenida e a construção de condomínios na região. “Se tornará opção para quem se dirige à região da FTC, pelas avenidas Sílvio Marques, Fernando Pinto, Sílvio Marques, entre outras.

Vencidas as etapas dos processos licitatórios, os projetos executivos deverão ser entregues em meados do próximo ano pela empresa contratada, para nova etapa de licitação. Desta vez para a construção. O serviço deverá ser iniciado após a saída dos comerciantes ambulantes para o Centro Comercial Popular, que está sendo construído em área do Centro de Abastecimento.

O prefeito disse que as iniciativas são sequências dos empréstimos anunciados na semana passada, junto à Caixa Econômica Federal – R$ 100 milhões. Deste total, R$ 60 milhões serão investidos na modernização do centro e os outros R$ 40 milhões serão direcionados para infraestrutura do viaduto, modernização da Secretaria da Fazenda e elaboração de projetos estruturantes, como o Plano Diretor de Drenagem.